Alegria e fé marcam JDJ de Belo Horizonte
A juventude católica da Arquidiocese de Belo Horizonte demonstrou grande entusiasmo e fé durante a Jornada Arquidiocesana da Juventude neste domingo, 17 de abril, em Contagem. Foi a primeira Jornada realizada em uma cidade da região metropolitana de Belo Horizonte.
Milhares de fiéis acompanharam a Celebração Eucarística, presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte dom Luiz Gonzaga Fechio. O bispo, em sua homilia, destacou quatro lições ensinadas à humanidade pela crucificação de Jesus: obediência, serviço, esvaziamento e glória.
Dom Luiz explicou que Jesus se esvaziou para servir. O bispo destacou que é preciso aprender com Cristo a ser obediente e enfatizou: “não podemos servir se não podemos obedecer”. Dirigindo-se aos jovens, também lembrou que o ser humano deseja viver uma vida de vitórias, que nunca acaba, mas alertou que “essa vida não existe se não houver servidão, obediência, se o homem não esvaziar-se de suas vaidades e orgulhos para, no final, alcançar a glorificação”.
Durante a Celebração, houve uma performance teatral representando a mensagem do Papa Bento XVI dirigida aos jovens, de título "Depositem a esperança no Deus vivo". Na mensagem, Bento XVI alerta ao jovem que a busca pelo dinheiro, pela beleza e pela diversão não são caminhos para a verdadeira felicidade. O Papa explica que a esperança está em Cristo e conclama os jovens a caminharem junto com a Igreja.
Ao final da Celebração, a juventude se uniu para uma apresentação musical, marcada por muita alegria.
Neste ano, a Jornada Arquidiocesana teve como tema “Enraizados e Edificados em Cristo, Firmes na Fé” (cf. Col 2, 7), mesmo tema da Jornada Mundial da Juventude, que será realizada no mês de agosto em Madri (Espanha). Assim, o encontro é também uma preparação para o evento mundial.
A Jornada Arquidiocesana da Juventude é organizada pelo Secretariado Arquidiocesano da Juventude (SAJ), mas nasceu de uma iniciativa popular. O evento nasceu em 2005, quando alguns grupos de jovens de Belo Horizonte e região metropolitana se articularam e realizaram um encontro. Em 2009, o movimento ganhou o apoio e a organização da Arquidiocese de Belo Horizonte, que instituiu o Secretariado Arquidiocesano da Juventude e deu nome ao movimento de Jornada Arquidiocesana da Juventude.