Fórum da Diocese de Ji-Paraná/RO
No dia 9 de abril de 2011 a Pastoral da Juventude da Diocese de Ji-Paraná realizou seu fórum, em âmbito diocesano, para promover a discussão da Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens. O evento ocorreu na cidade de Ji-Paraná/RO. Participaram cerca de 50 delegados das diversas paróquias da diocese; ao todo cerca de quinze paróquias, contemplando todos os 6 regionais diocesanos, ao todo 11 municípios diretamente atingidos (Alta Floresta D’Oeste, Alvorada D’Oeste, Espigão D’Oeste, Governador Jorge Teixeira, Ji-Paraná, Ministro Andreazza, Nova Brasilândia D’Oeste, Ouro Preto D’Oeste, Rolim de Moura, Urupá e Vilhena). Além destes, há ainda os municípios abrangidos por algumas dessas paróquias que tem, às vezes 3 municípios em sua jurisdição. Ao todo, pode-se dizer, com aproximadamente a delegação de 34% da juventude do estado de Rondônia, dadas as dimensões da diocese. A realização do fórum foi no Centro Universitário da Universidade Luterana do Brasil – Ceulji/Ulbra, no auditório do Campus e nas salas de aulas.
O fórum se iniciou às 14h com credenciamento, tendo as atividades se iniciado às 14h45min. Primeiramente, com a mesa de autoridades, onde estavam presentes: Dom Bruno Pedron – Bispo Diocesano de Ji-Paraná; Juliano César P. Carneiro, Presidente do Conselho Municipal de Juventude de Cacoal, Assessor da PJ da Paróquia Sagrada Família (que abrange todo município de Cacoal/RO) e neste ato também representando a Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens; Dr. Jacinto Dias, Presidente da OAB Seccional Ji-Paraná; a Representante do Legislativo Municipal, vereadora Márcia Regina (militante da PJ); a Secretária de Assistência Social e representando o Prefeito de Ji-Paraná Sônia Reigota; o representante da Pastoral da Juventude Diocesana Luciano Santos Magalhães; a Representante da Casa (Ceulji/Ulbra), Coordenadora do curso de Serviço Social, professora Dulce Teresinha Heineck; a Juíza da Vara da Infância e da Adolescência: Dra. Ana Valéria, neste ato representada pelo Comissário-Chefe Flávio Cabral Reis, o Deputado Federal Padre Ton e Renata Garcia Silva, Jornalista, Diretora da TV Nazaré.
Sendo composta a mesa de autoridades e tendo sido feitas as considerações, desfez-se a mesa e se iniciou por 30min a apresentação da Campanha, por Juliano. Através de uma apresentação ele expôs os eixos da Campanha, sua estruturação, construção, coordenação, dados estatísticos, inclusive com os dados do Mapa da Violência 2011, elaborado pelo Ministério da Justiça e Instituto Sangari.
Em seguida se apresentou uma mesa redonda, trazendo as pessoas de José Aparecido de Oliveira, Coordenador do Projeto Pe. Ezequiel, da Diocese de Ji-Paraná; Celso Kubichen Rodrigues, do Projeto Pró-Menor, da Congregação Salesiana na Paróquia São José de Ji-Paraná; João Carlos Kroetz, Coordenador da Pastoral da Sobriedade Diocesana e também Juliano César P. Carneiro, neste ato pelo Conselho Municipal de Juventude de Cacoal.
Cada um expôs, dentro de sua especificidade, com um tempo de 15min cada, a atuação destes organismos em relação aos diversos tipos de violência no contexto juvenil. A mesa redonda se deu sem a dinamização por meio de perguntas e respostas, já que essas discussões seriam contempladas nos eixos temáticos específicos.
Às 17h, aproximadamente, nos dirigimos ao Coffee-Break e, após, seguiu-se às salas, onde se realizaram, dentro de um tempo de, aproximadamente, 1 hora, os seguintes eixos temáticos específicos:
Eixo I – Formação política e trabalhos de base: segurança pública e sistema carcerário. Com a assessoria do Presidente da OAB, seccional Ji-Paraná, Dr Jacinto Dias.
Eixo II – Formação política e trabalhos de base: drogas, extermínios e outros tipos de violência contra os/as jovens. Com a assessoria de Flávio Cabral Reis, Comissário-Chefe da Vara da Infância e da Adolescência de Ji-Paraná.
Eixos III – Monitoramento da mídia e denúncia contra a violação dos direitos humanos. Assessorado por Renata Garcia Silva, Jornalista, Diretora da TV Nazaré.
Todos os/as assessores/as fizeram um trabalho brilhante e muito produtivo. No retorno ao auditório, com um pequeno momento de animação, cada delegado-relator apresentou as estratégias construídas em cada eixo:
Eixo I – curto prazo: ter parcerias e convênios com instituições religiosas e sem fins lucrativos para criar uma capacitação profissional aos presidiários. Longo prazo: Criação de conselho de segurança, reformulação do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) na questão dos direitos e deveres e também a integração das polícias militar e civil.
O Eixo II, em curto prazo: que se divulgue mais a Campanha, enfatizando a conscientização contra o álcool também. E a longo prazo: uma campanha específica contra as drogas – particularmente, o álcool, além de enfocar a necessidade de assistir salas de aulas, porém que se enfocasse culturalmente o álcool.
Eixo III: a curto prazo, que se formasse um monitoramento da mídia com reuniões de 3 em 3 meses com debates e fórum monitoramento da mídia quanto aos horários, ainda formular carta de repúdio a mídia, enfatizando o descontentamento. Ações todas essas de um Observatório da Mídia. Longo prazo: manifestação pública, através de passeatas, Conselhos, não se calando diante ao direito de resposta.
Os/as assessores/as dos eixos temáticos específicos receberam agradecimentos e foram presenteados com camisetas da Campanha. Também fizeram suas considerações, particularmente se colocando a disposição da juventude. Dom Bruno também considerou e indicou a necessidade dos jovens utilizarem mais e melhor a TV Nazaré, que é nossa (SIC), pois é uma TV da Diocese. Particularmente, citou que poderíamos ter a disposição a disponibilidade de horários que achássemos melhor, enfatizando a necessidade de nossa utilização desta mídia.
Finalizamos o fórum com as considerações do assessor-geral da atividade: Juliano e do Cerimonial: Almir. Seguindo os delegados para a saída do recinto, onde receberam certificados de participação.
A noite nos dirigimos ao CDF (Centro Diocesano de Formação), onde estão alojados todos/as os/as delegados/as paroquiais. Lá tivemos uma confraternização com a presença também do pessoal da infraestrutura, da cidade de Ji-Paraná/Regional Centro da Diocese. A animação ficou por conta da banda Ofício Jovem, da PJ do Regional Centro. Claro que aproveitamos o ensejo para devorar boa parte do coffee-break que sobrou do fórum e tomar sorvete.
Na manhã do domingo o dia começou com uma linda oração, na capela do CDF, preparada pelo Regional Centro-Oeste, utilizando o Ofício Divino da Juventude, que é amplamente utilizado em nossa diocese.
Após, deu-se os trabalhos, assessorados por Juliano, contemplando os trabalhos da Campanha em nossa diocese até então, os trabalhos pós-fórum e as estratégias construídas por este, em sua implementação. Na verdade, a Campanha vem sendo amplamente discutida nas paróquias e grupos de base, principalmente, com a priorização dada pela Coordenação Diocesana da PJ, a partir do começo do ano 2010. No DNJ-2010, por exemplo, dinamizamos a Campanha com uma marcha durante o começo do dia. Também este fórum foi projetado e já tínhamos o compromisso das paróquias e regionais em realizá-lo em âmbito local durante a Semana do Estudante em agosto, preferencialmente. Para tanto todos os regionais iram realizá-lo, sendo que o Regional Centro já contempla esta atividade com o Fórum Diocesano, que foi realizado em sua jurisdição e o Regional Sul, realizará o fórum em cada uma das paróquias em vez de fazê-lo a nível regional.
A avaliação do fórum feita por escrito pelos/as delegados/as ao final dia foi altamente positiva. A PJ Diocesana de Ji-Paraná sente-se, assim, realizada em sua missão de motivar, de uma forma bastante prática e funcional, a discussão da Campanha, agora mais intensamente e visando construções práticas, deixando a teoria, tratada até então em nossas paróquias e grupos, para dar lugar às respostas e inquietações que temos em nossas comunidades/bairros/paróquias/municípios.
O dia se encerrou com um pequeno envio e todos/as retornaram às suas comunidades, paróquias, regionais, motivados na construção de um mundo menos violento, gritando em alta-voz dentro de si: “Basta, Chega de Violência e Extermínio de Jovens!!!”
Confira na Página de Fotos o Álbum de cobertura do Fórum Diocesano de Ji-Paraná/RO.
Confira na Página de Vídeos os vídeos: Ciranda e Nossa Linda Juventude.