Cancel Preloader

Campanha contra a violência de jovens no ES



Dezenas de jovens participaram na tarde desse domingo (24) da Marcha Contra a Violência e o Extermínio de Jovens nas ruas dos bairros da Região da Grande São Pedro, em Vitória/ES. A atividade foi realizada pela Pastoral da Juventude da Paróquia São Pedro Apóstolo em conjunto com a Associação de Jovens Evangélicos da Grande São Pedro. Contou também com o apoio das demais organizações articuladas na Campanha Estadual Contra a Violência e o Extermínio de Jovens.

 
Segundo a jovem Ana Paula Araújo Pereira, da Coordenação da Pastoral da Juventude e moradora da região, o intuito da atividade foi “sensibilizar e atentar a comunidade da Grande São Pedro sobre a questão da violência e extermínio dos jovens no bairro”. Ela destaca ainda que “queremos  também alertá-los da importância do seu papel de cidadãos no processo de fazer valer os seus direitos”. E completa “o fato de morarmos na periferia não nos faz menos pessoas que as de outras classes”.
 
A que Marcha integrou a programação da Caravana de São Pedro, que acontece na Semana da Cidadania, foi iniciada no bairro Resistência e os participantes seguiram em caminhada até a Praça Dom João Batista, em São Pedro I. Durante o trajeto ocorreram diversos atos e falas sobre o tema, colocando o acesso da juventude aos seus direitos como o principal caminho para enfrentar o problema da violência.
 
Um os atos ocorreu na Rua Felicidade Correa dos Santos considerada uma das dez mais violentas da Grande Vitória, segunda pesquisa divulgada pela mídia. Durante o ato foi lembrada a memória dos jovens que ali já foram executados, simbolizando as dezenas que são mortas todo o mês no Espírito Santo.
 
A Caravana de São Pedro é mais uma ação da Campanha Estadual Contra a Violência e o Extermínio de Jovens que articula diversas organizações de juventude e dos movimentos sociais com o intuito de levar o debate sobre as diversas formas de violência contra a juventude, especialmente o extermínio de milhares de jovens que ocorre no estado.
 
O jovem Arthur, da direção do Centro de Apoio aos Direitos Humanos, membro da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese e articulador da Campanha, salienta a importância da atividade: Demos um passo importante neste domingo chegando à Grande São Pedro, local em que falar de violência e de extermínio é falar da perda de amig@s, parentes, colegas. Fomos muito bem recebidos por onde passamos. Outro grande destaque foi o protagonismo d@s jovens do próprio bairro na atividade, sem o qual a Campanha perderia muito de sua capacidade e de seu alcance”.
 
A Caravana de São Pedro segue até a próxima sexta-feira. São diversas atividades previstas. Confira a programação abaixo:
 
Segunda-feira, 25/04
Apresentação de Bandas Religiosas
Praça Dom João Batista, São Pedro I, às 19h30
 
Terça-feira, 26/04
Debate “Mídia e Violência”
Av. Serafim Derenze, Centro Paroquial, às 19h30
 
Quarta-feira, 27/04
Celebração Ecumênica
Av. Serafim Derenze, Centro Paroquial, às 19h30
 
Quinta-feira, 28/04
Estudo sobre “Juventude no campo da Saúde, Educação, Direitos Humanos e Cidadania”
Escola Elza Lemos Andreatta, Ilha das Caieiras, às 19h30
 
Sexta-feira
Encerramento da Caravana com atividades culturais
Praça Dom João Batista, São Pedro I, às 19h30

Teias da Comunicação

Equipe Nacional de Comunicação da PJ "Teias da Comunicação"

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.