CAJU no acompanhamento aos grupos de base
O projeto de Formação de lideranças Juvenis – Viver o s Sonhos pertence ao Núcleo de Formação, Assessoria e Pesquisa da Casa da Juventude Pe. Burnier e visa capacitar lideranças dos grupos de jovens para uma atuação pastoral na comunidade e para o empoderamento juvenil onde jovens evangelizam jovens.
Nessa perspectiva, a CAJU se propõe, após uma reflexão que culminou no seu Projeto Político Pedagógico (PPP), a fazer um acompanhamento que possibilite a autonomia e o empoderamento juvenil. No dia 15 de maio de 2011 (domingo) fizemos a visita ao grupo Jovens em Ação, mais conhecido como (JÁ É), no Jardim Tiradentes. O grupo é composto por 25 jovens. Participaram da formação 23 participantes, com faixa etária de (14 a 29 anos). Um grupo com concentração de liderança e que mediante conversa se propôs a evangelizar jovens na nucleação de novos grupos.
Estes jovens estavam muito animados e cheios de desejos de participar… Estavam organizando o terço vivo que acontece nas casas dos/as jovens, a preparação para a Coroação de Nossa Senhora, no dia 28, e distribuindo as tarefas da organização da missa no domingo. Também discutiram sobre o papel da caridade nos dias de hoje, uma proposta do sínodo que acontece em nível arquidiocesano. As falas foram muito atuais e partiram da realidade cotidiana destes/as jovens. O debate fluiu e me fez recordar o que outrora vivia no grupo e como esses momentos são constitutivos da formação humana de todos/as nós. O objetivo do acompanhamento é constituir uma rede que possibilite o processo vivenciado na Escola de Liderança e depois desencadeado na comunidade. Também busca perceber assessores e lideranças que podem contribuir no acompanhamento direto nas bases, como é o caso de Lindomar (31), Fabiano (28) e Ir. Karoline (29), jovens que passaram pela coordenação e que voltam ao grupo ou que possam contribuir com o cuidado com outros jovens. Agradecemos aos jovens da comunidade de Tiradentes e pedimos que os sonhos e a ousadia de sermos evangelizadores/as seja um caminho de crescimento e amadurecimento da fé…
|