Consulta a Povos Tradicionais na CE de Juv. na Bahia
A primeira Consulta Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais acontece, nestes sábado e domingo (10 e 11), na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Parceria das secretarias de relações institucionais (SERIN) e da promoção e igualdade racial (SEPROMI), a iniciativa é uma ação decorrente da 2ª Conferência Estadual de Juventude da Bahia, com o objetivo de inserir esses grupos na discussão e construção de Políticas Públicas para a Juventude.
O evento reunirá 150 jovens, com idade entre 15 e 29 anos, de comunidades de fundo e de feixo de pasto, indígenas, terreiros, geraizeiros, quilombolas, marisqueiras/pescadores, extrativistas e ciganos. Durante o evento, 50 jovens serão selecionados para participar da 2º Conferência Estadual de Juventude da Bahia, que acontecerá em outubro. A programação prevê também palestras, debates e uma conferência sobre o tema ‘construir direitos, desenvolver o Brasil e a Bahia’.
Segundo o assessor da coordenação de políticas de juventude da SERIN, Felipe Freitas, a consulta representa avanço no debate sobre políticas de juventude no Estado.