PJ de Caxias do Sul realiza Escola de Formação
A segunda etapa da Escola de Formação da Pastoral da Juventude da diocese de Caxias do Sul (RS) aconteceu nos dias 10 e 11, no Centro Diocesano de Formação Pastoral.
Durante o encontro foi destaque a reflexão acerca da dimensão sócio-política e teológica à luz do documento 85 da CNBB, “Evangelização da Juventude”.
O coordenador diocesano, padre Gilmar Paulo Marchesini, convidou os participante a fazer a experiência de Jesus Cristo: encontro com a pessoa, com o Evangelho, na perspectiva do Reino de Deus. Enfatizou a jovialidade de Cristo como mestre de vida e amor para todos os jovens.
Os jovens foram convidados a vivenciar a importância e a relação da juventude com a sociedade contemporânea, isto é, nas relações do com Deus e com a sociedade, com enfoque nos compromissos sociais que a Igreja conclama a cada um e cada uma, seja por meio da Doutrina Social da Igreja, e especialmente do Evangelho que assim interpela aos cristãos a sua presença profética no seio da vida social.
“Não é possível sermos indiferentes ao modelo que exclui e oprime; é preciso mudar a cena, construir um novo roteiro nos meios de nossas vidas”, enfatizara o assessor da formação, Sandino Rafael.
“Se somos cristãos o projeto de Jesus também é nosso, consequentemente para a realização desse projeto nunca se deve perder o foco na vida, ou seja, perceber e dar valor ao que realmente é fundamental para ter uma vida em abundância”, mencionou o outro assessor, Arnaldo Poletto.
A etapa ainda contou com a celebração dos mártires da caminhada no sábado à noite, presidida por padre Marcionei da Silva, em memória às vidas que se doaram pelo Reino, a lembrar o primeiro Mártir, Jesus Cristo, e o projeto de Deus que convoca cada a também doar sua vida em prol do seu projeto.
A próxima etapa da escola acontece nos dias 8 e 9 de outubro, no Centro de Formação Diocesano, diocese de Caxias do Sul.
Mais informações: www.pjcaxiasdosul.blogspot.com