Teresina elege 149 delegados para C.E. Juventude
A II Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude, promovida pela Prefeitura de Teresina, no Colégio Estadual Zacarias de Góis (Liceu Piauiense), no último sábado (13/8), elegeu 149 delegados, que representarão os jovens teresinenses no mesmo evento em âmbito estadual, que ocorrerá no próximo mês de setembro. Organizada pela Secretaria Municipal da Juventude, a Conferência Municipal reuniu representantes de diversas entidades juvenis, que discutiram propostas, em grupos de trabalho (GTs), para serem analisadas e inseridas nas políticas públicas de juventude (PPJs) em âmbito municipal, estadual e nacional.
Ao término da encenação teatral do Projeto Força Jovem, a quadra do Liceu Piauiense cedeu espaço para a apresentação dos GTs, em que foi debatida a reformulação das PPJs já existentes e o norteamento de questões apontadas como deficitárias dentro do quadro de efetivação dos projetos. Dentre as temáticas discutidas se destacaram cultura, esporte, lazer, meio ambiente, trabalho e geração de renda. Os representantes dos GTs explanaram as temáticas debatidas pelo grupo que eram votadas pelas entidades juvenis e, se apoiadas pela maioria, recebiam o registro da Semjuv, que analisará as propostas para serem implementadas no plano operacional do município para este setor.
A criação de pontos culturais nas diversas regiões da cidade, de um banco de dados para complementar o projeto de capacitação profissional e ampliação da Caravana Social da Juventude foram algumas das propostas apresentadas pelas organizações juvenis que marcaram presença no evento, como o Movimento MP3, União da Juventude Socialista (UJS), Movimento da Juventude Trabalhista (MJT), Encontro de Jovens com Cristo (EJC), União Nacional dos Estudantes (UNE), dentre outras.
Nas considerações finais, Levino de Jesus e Teresa Brito, vereadores e membros da Comissão Organizadora Municipal (COM), ressaltaram a realização da Conferência como um instrumento fundamental para que seja estreitada essa aproximação entre o poder público e os jovens. Geraldo Jarcques, representante da Associação de Juventude do Estado do Piauí (Ajepi) e do Conselho Municipal de Juventude (Comjuv), acredita no fortalecimento da comunidade juvenil depois desse evento. "Assim, poderão ser estabelecidas metas propostas pelos jovens e para os jovens", assinalou. Luciana Soares, assessora da Secretaria Nacional de Juventude, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, caracterizou a Conferência como um exercício de democracia participativa.
A secretária municipal da Juventude, Erinalda Feitosa, agradeceu a todos que contribuíram para a realização da Conferência e destacou a importância das organizações juvenis e todas as discussões pautadas: "Agora temos subsídios para a operacionalização do plano e esperamos que a juventude acompanhe, fiscalize e contribua para que façamos um trabalho direcionado e de resultados", complementou. Venícius Moura, da Rede Jovem Nordeste, definiu como positivo o resultado da conferência por reunir a diversidade jovem discutindo em prol do bem comum. Ele também ressaltou a metodologia dos GTs por propiciarem espaço de efervescência, provocado pela troca de informações valorosas e calorosas entre os jovens
Fonte: Secretaria Municipal de Juventude de Teresina (PI)
Veja mais fotos no site http://www.teresina.pi.gov.br/