Congresso da juventude católica reúne seis mil jovens
O 17º Adorai, Encontro da Juventude Católica da diocese de Petrópolis (RJ) reuniu mais de seis mil jovens no domingo, 2. Este ano o encontro refletiu o tema “Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé”. O bispo diocesano, dom Filippo Santoro e o bispo auxiliar da arquidiocese de Salvador, dom Gilson Andrade da Silva, participaram do encontro.
Durante todo o dia os jovens participaram da adoração ao Santíssimo Sacramento, assistiram a apresentação da Comunidade Jesus Menino e a pregação feita por Anderson Teodoro, da Comunidade Shalom. O 17º Adorai terminou com o show do cantor católico Davidson Silva. Todas as 43 paróquias estavam representadas com caravanas de jovens dos seis municípios que formam a diocese.
Um dos momentos fortes do encontro foi a missa presidida por dom Filippo Santoro e concelebrada por dom Gilson. Os dois falaram sobre a alegria da juventude, ressaltando o protagonismo dos jovens na missão popular e no anúncio do Evangelho. Dom Filippo abordou a importância desta animação dos jovens para agirem como luz para os outros. Dom Gilson, por sua vez, lembrou o que viveu com os jovens, durante o período em que foi coordenador diocesano da Pastoral da Juventude.
Durante a homilia, o bispo de Petrópolis lembrou que no domingo se comemorou os Santos Anjos da Guarda e assim, destacou que os jovens devem ser como anjos para os que convivem com eles. “Esses anjos, nós somos chamados a ser anjos para os nossos colegas, amigos, parentes. Nós somos chamados a ser anjos, a ser a luz”, declarou.
E como luzes, dom Filippo convocou todos a serem seguidores de Cristo e dependentes do Senhor. Segundo o bispo, apenas os que dependem de Deus são realmente livres, pois os que não seguem Jesus dependem dos outros. “Nós somos a luz de Cristo, firmados e enraizados na fé, firmes na fé”, disse em referência ao tema do encontro.
De acordo com dom Filippo Santoro, a partir de agora, o novo reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, padre Rogério da Silva, ficará à frente da Pastoral da Juventude na diocese de Petrópolis. Ele também informou sobre a aprovação para que a Igreja de Nossa Senhora do Amor Divino, em Corrêas, se torne Santuário.