Zona da Mata de Pernambuco realiza conferência Juvenil
Os amigos Lucas Emanuel (22) e Eliezel Monteiro (23) voltaram para Maraial, cidade com 12 mil habitantes, que fica na divisa de Pernambuco com Alagoas, cheios de orgulho.
Eles tiveram a missão de representar todos os jovens do seu município na Conferência Regional, que aconteceu em Carpina, nos dias 4 e 5 de outubro. “Vamos aproveitar as Conferências para aprender e transmitir esse conhecimento para a juventude da nossa cidade”, diz Lucas. Ele participou do eixo temático que discutiu o Direito ao Desenvolvimento. “É uma honra e uma grande responsabilidade”, resume Eliezel. Os dois ainda vão participar da etapa estadual e concorrem a uma das 80 vagas dos delegados que vão representar Pernambuco, em Brasília, no final do ano.
A Zona da Mata reuniu 18 municípios e vai mandar para a estadual 71 delegados. Seis deles, os representantes de Condado, Lagoa do Carro e Carpina, foram eleitos da etapa regional, já que seus municípios não realizaram Convenções Municipais. “É uma forma de garantir que mesmo as cidades que não realizaram suas convenções possam ser representadas. Queremos ter o universo mais abrangente possível. Por isso incentivamos as convenções municipais e estamos realizando as regionais, territoriais e a consulta ao povos e comunidades tradicionais", explica a secretária da Criança e da Juventude, Raquel Lyra.
A secretária também ressaltou a importância da realização da regional da Zona da Mata, onde três municípios estão passando por um processo de reestruturação por causa da tragédia das chuvas. "Essa reconstrução quem vai fazer é a juventude ", destacou. A próxima Convenção Regional reunirá os municípios do Agreste, em Caruaru, nos próximos dias 7e 8 de outubro. A Conferência Estadual da Juventude acontece nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro no Centro de Convenções de Pernambuco, reunindo 800 delegados.