PJ Sul 4 realiza primeira reunião ampliada do ano
Neste final de semana, dias três e quatro de março, ocorreu em São José do Cerrito, Diocese de Lages, a primeira reunião regional da Pastoral da Juventude deste ano. Esta reunião, em especial, foi ampliada. Além da Coordenação Regional da PJ (CRPJ), participaram jovens de quatro projetos e nove, das dez, dioceses da Pastoral da Juventude no regional.
A Juventude inicia este primeiro ano, do triênio regional (2012-2014), como uma das três prioridades: Juventude, Pastorais Sociais e Família. Também, grandes atividades que envolvem a juventude estão previstas para os próximos anos como: a Jornada Mundial da Juventude, que em 2013 será no Brasil, os 30 anos da Pastoral da Juventude no regional e a Campanha da Fraternidade 2013, que terá a juventude como tema.
As atividades iniciaram no sábado, 03, com a partilha e construção da pauta do acampamento em comemoração aos 30 anos da PJ no regional, que ocorrerá de 15 a 18 de novembro na comunidade Santa Lúcia, cidade de Ouro, Diocese de Joaçaba. Em grupos foram levantadas sugestões de tema e lema, bem como, outros encaminhamentos a serem avaliados pela equipe que está à frente do processo de organização do acampamento.
Ainda em 2011, a partir da 11ª Assembleia Regional da PJ de SC, realizada de 16 a 18 de setembro de 2011, em Florianópolis, foram selecionados quatro projetos nacionais para realização em nível regional: A juventude quer viver, Caminhos de esperança, Mística e construção e Teias de comunicação. Ambos contam com a participação de uma equipe de jovens de diferentes regiões do estado para dinamizar o trabalho.
Os grupos realizaram sua primeira reunião para pensar os próximos passos e ações dos projetos. Como encaminhamento, através de reuniões virtuais, os mesmos organizarão um plano de ação e metas para o triênio, sendo vistos pelo secretário regional da Pastoral da Juventude, Uilian Dalpiaz, como um novo jeito de caminhar.
Segundo o secretário “Esse é um novo impulso para a caminhada, pois possibilita que mais jovens sejam protagonistas neste processo de construção, bem como, permite que se trabalhe melhor as dimensões desses projetos na vida dos grupos de jovens e coordenações de nosso estado”, finaliza.
Para Ana Karla Alves, do Projeto Mística e construção, “os projetos estarão a serviço da juventude com a finalidade de contribuir com ações e trabalhos já existentes”. Ela destaca algumas das ações a serem trabalhadas como o mapeamento das novas realidades nas dioceses e a busca de auxílio para difundir a necessidade e importância deste trabalho.
Em pauta também esteve a 2ª Escola de Liturgia para jovens, que será realizada de 27 de julho a 5 de agosto, em Joaçaba. O 7º Fórum Regional de Assessores da PJ e a 3ª Pós-Missão Jovem do regional. A partir desta nova realidade até o dia 30 de abril pretende-se finalizar o Plano da Pastoral da Juventude contemplando estas novas atividades e desafios para os próximos anos.
Na opinião de Ediane Soares, do Projeto Caminhos da esperança este é um momento de reencontro e “É sempre muito bom estar com outros ‘pejoteiros/as’ que assim, como eu, sonham em construir um mundo diferente, isso nos anima e fortalece”, analisa a jovem.
Foto: Projeto Teias da Comunicação | Regional Sul 4