Reunião da CRPJ do Regional Nordeste 5
A PJ do Maranhão realizou neste fim de semana, 09 a 11 de março na cidade de Zé Doca, a 1ª Reunião da CRPJ no ano de 2012. A reunião contou com a presença de 10 Dioceses e a alegre presença de dois membros da Comissão de Assessores do Regional: Ribamar (Coroatá) e Ir. Marta (Pinheiro).
Na noite de Sexta (09/03) foi feita uma partilha e avaliação do 10º Encontro Nacional da PJ, em que o regional participou com a presença de 19 jovens. Na pauta foram citados aspectos importantes como: a organização da coordenação nacional e assessoria; a forte vivência da espiritualidade nas celebrações com Oficio Divino da Juventude; leitura orante da Bíblia; as temáticas; a vivência com outras experiências de PJ do Brasil; a Missão Jovem numa realidade de classe média; e a Marcha contra a violência e o extermínio de jovens.
"Percebemos no encontro que a juventude do Brasil é mais alegre do imaginamos e que a PJ pode muito mais".
A manhã do sábado (dia 10/03) foi dedicada ao estudo do papel da CRPJ, um momento importante para a compreensão do serviço de coordenação que às vezes não é percebido pelos representantes das dioceses. Foi um momento também para a revisão de práticas pastorais e de atuação dentro do regional. Planejou-se também as Escolas de Espiritualidade que serão realizadas por sub-regional, resgatando assim o protagonismo dos sub-regionais no sentido de organização.
A tarde do sábado foi dedicada para uma partilha das Dioceses em relação à organização da passagem dos símbolos da JMJ, onde todos colocaram as suas programações. Pelo que foi citado, a PJ está à frente da articulação em 10 das 12 Dioceses do Maranhão.
Ainda na tarde foi discutida a temática da CF 2013, respondendo à seguinte questão: Como se engajar para garantir uma CF 2013, bem trabalhada pela PJ?
Os coordenadores refletiram que devemos: garantir participação no curso regional da CF em Bacabal (2º semestre de 2012); que a coordenação indique temas/tópicos que não podem ficar de fora do subsídio do regional; criar um gesto concreto que seja trabalhado em todas as Dioceses.
No domingo (dia 11/03), falou-se sobre o Plano Trienal (2011 a 2013), revendo as ações do plano e planejando outras. A CRPJ assumiu fazer um acompanhamento melhor da Campanha contra a Violência e o Extermínio de Jovens, através de ações mais planejadas e divulgadas em todo regional.
Por fim o regional fez uma forte reflexão sobre a Revitalização da PJ com base no Projeto de Revitalização da PJ Latino Americano e nas experiências já vivenciadas no regional com o Projeto de Missão Jovem e outras experiências que se agregam no mesmo projeto.
Enfim, foi uma reunião muito proveitosa.