Semana da Cidadania em Picos-PI
A Pastoral da Juventude da Paróquia São Francisco de Assis, realizou nos dias 28 e 29 de abril a Semana da Cidadania 2012, que este ano abordou o Tema: Juventude e Saúde Alimentar, e Lema: É preciso ter certeza do que se põe na mesa.
O evento iniciou dia 28 as 19:00h, com apresentações culturais, onde cada grupo da paróquia fez uma apresentação cultural, tivemos peças teatrais, paródias, os mímicos da alegria e animação com a Banda da Divina Misericórdia.
Segundo Edna dos Santos – coordenadora da PJ Paroquial, “Esse evento é realizado todo ano na paróquia, esse ano não aconteceu a semana inteira, mas será cumprido o objetivo com o fim de semana” disse-nos ainda “Que o tema da Semana da Cidadania foi escolhido a partir do tema da Campanha da Fraternidade 2012, tendo como tema três eixos principais:direito, agricultura e saúde.
Na manhã do domingo 29, às 8:00h, as atividades realizadas foram voltada para saúde, contando com a presença de profissionais da área. Foram disponibilizadas três barracas com os seguintes serviços de assistência: nutricional, odontológica e de enfermagem, além da presença do professor de capoterapia (uma terapia corporal através dos movimentos da capoeira).
O professor de capoterapia Dênis Costa, explicou sobre a importância dessa terapia.
“É uma atividade física voltada para a terceira idade, mas que pode ser praticada por todas as idades. Melhora a interação social, mobilidade articular,
combate várias patologias. O grupo se reúne todas as quartas as 7:00h, em frente a igreja de São Francisco de Assis” disse o professor.
A Doutora: Doricleide Moura Neres, dentista com a ajuda de alguns auxiliares orientou sobre saúde bucal, higienização, câncer bucal.
Na barraca de serviços de enfermagem, Evânia Santana(PJ) estudante do VIII período de enfermagem, juntamente com uma enfermeira e outros estudantes de enfermagem, prestaram serviços como: verificação da pressão arterial, teste de glicemia capilar (verificação da taxa de açúcar no sangue), entregaram panfletos e deram orientações sobre uma alimentação saudável para controlar e/ou prevenir hipertensão e diabetes.
A nutricionista Elaine Santana foi uma das responsáveis pela barraca de nutrição, que contava com a presença da nutricionista Cinthia Rocha e outros auxiliares da área, orientando a todos sobre saúde nutricional.
Reflexão: Que Deus Possa iluminar o governo e a comunidade para garantir o direito à saúde e à segurança alimentar a todos/as, com acesso igualitário e adequado, com qualidade e segurança.
Matéria: PASCOM Junco