Dia dos Grupos de Jovens
Querida Juventude,
Ao longo dessa nossa caminhada histórica e profética enquanto Pastoral da Juventude nesses quase 50 anos, nos movemos na certeza de que o Grupo de Jovens é um lugar sagrado, de felicidade, encontro, partilha, carinho, aconchego e ternura. Aprendemos isso com Jesus, que formou o seu grupo, o primeiro Grupo de Jovens, o grupo dos apóstolos. É nesse lugar sagrado que amadurecemos a fé e fazemos percursos de formação integral. Estarmos reunidas e reunidos em nossos grupos nos permite alimentar a espiritualidade e reafirmar o compromisso com o projeto do Reino, como discípulas e discípulos de Jesus Cristo.
Sabemos que nesses tempos de pandemia muitas vezes nos sentimos distantes das pessoas amadas e amigas de nossas vidas. Para cuidarmos de nós e dos(as) que amamos, foi preciso mantermos o distanciamento social. E assim, sentimos intensamente a saudade dos encontros, dos abraços e da convivência cotidiana do grupo e com nossos(as) amigos(as) e familiares.
Por mais de um ano e meio os encontros presenciais se tornaram cirandas virtuais e, mesmo com a conexão, a saudade ardeu e o desejo de estarmos juntas e juntos permaneceu e permanece. Com o avanço da vacinação da Covid-19 e a diminuição diária do número de casos e de mortes, temos sentido que esse momento do encontro presencial que tanto sonhamos e “esperançamos” finalmente está diante de nossos olhos.
O momento da retomada dos encontros e atividades presenciais vai chegando e em muitas (Arqui)Dioceses já temos visto algumas atividades ocorrendo. Reforçamos a importância de continuarmos nos cuidando e cuidando do(a) nosso(a) próximo(a). Assim sendo, em todos os encontros que vão ocorrendo, precisamos seguir os protocolos de cuidados sanitários. No desejo de contribuir com a retomada das atividades presenciais e de enfrentarmos, juntas e juntos, os desafios deste tempo de pandemia e pós-pandemia, a Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB lançou, recentemente, a cartilha: “Novos Horizontes – Manual de Retorno das Práticas Juvenis”. Queremos aqui reforçar a importância desse material, que nos aponta horizontes para reanimarmos e recomeçarmos a caminhada.
Nos cuidando e cuidando daqueles(as) que amamos, escrevemos para convidar todos(as) os(as) jovens e assessores(as) do país para realizarmos, juntas e juntos, o “Dia D – Dia dos Grupos de Jovens“, no dia 27/11. Reúna seu Grupos de Jovens, convide outros(as) jovens. Se sua Paróquia/Comunidade não tem um Grupo de Jovens, organize um encontro para jovens e mobilize para que todos(as) participem.
Desejamos que todas e todos nós, de sul a norte, do poente ao nascente, estejamos reunidas e reunidos nesse dia. É uma data simbólica porque nesse final de semana iniciamos o Advento, tempo de espera-esperança para a festa do Natal, a chegada de nosso Cristo Libertador. Nesta espera-esperança queremos animar nossa esperança da vida em grupo e comunidade. Juntas e juntos queremos, iluminados(as) pelo Evangelho de Marcos 13, 33-37, celebrar a caminhada, voltados(as) para o nosso “Amor Primeiro”, em vigilância contínua, na certeza de que o Senhor vem. Por isso, reúna os(as) jovens de seu grupo e comunidade e estejam em comunhão com (os)as jovens de todo o país.
Escolhemos a data de 27/11 para também estarmos unidos(as) à Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe que se encerra nesse final de semana. A Assembleia Eclesial tem como lema “Todos somos discípulos missionários em saída”, e nos convoca a, em comunhão com o Papa Francisco, discernirmos, juntas e juntos, os novos caminhos que devemos percorrer para responder aos desafios pastorais desse contexto atual.
Para reforçar a nossa sintonia nessa data, em breve será disponibilizado um material com algumas orientações, reflexões e sugestões para esse encontro. Além disso, proporemos um Roteiro de Encontro comum.
Desde já motive o seu grupo para também estar em vigília neste dia. Vamos, juntas e juntos, celebrar, partilhar, cirandar, reanimar a esperança e fortalecer a caminhada.
É tempo de celebração! Viva a Pastoral da Juventude! Viva os Grupos de Jovens!
Com afeto e alegria,
Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude
Comissão Nacional de Assessoras e Assessores
Secretaria Nacional