“Rostos da Juventude” foi o tema do 2º dia do ENPJ
Jovens de todo o Brasil celebram e festejam a alegria e a diversidade cultural no 2º dia do Encontro Nacional da Pastoral da Juventude
O segundo dia do encontro teve como tema “Rostos da juventude”, através do qual foi debatido os diferentes rostos, perfis da juventude brasileira numa tentativa de identificar como estar a realidade dos jovens.
Nesse contexto, os participantes iniciaram o dia celebrando a vida na missa. Em seguida, foram para o ginásio onde aconteceu a primeira plenária coordenada por Elis (Regional Nordeste 2) e Johnson (Regional Nordeste 5) que fizeram a retomada do dia e iniciaram as explanações sobre a temática. As atividades que constituíram a temática foram: a elaboração dos painéis com os rostos dos jovens junto aos painéis dos regionais; apresentação de coreografia da musica “O mesmo rosto”; explanação sobre a realidade da juventude nos três âmbitos: ser Jovem-pessoa, na Igreja e na Sociedade, com o objetivo de motivar e fundamentar o debate nas rodas de conversa.
O resultado das rodas de conversa foi apresentado nas mini-plenárias que tiveram como facilitadores a coordenação nacional que orientou as discussões. Após isso, os jovens foram para a plenária geral onde foram apresentadas as sínteses das mini-plenárias.
A programação da noite cultural do 2º dia de encontro nacional foi repleta de alegria e humor com a entrega do prêmio “caneco de ouro” aos jovens artistas. Logo após, aconteceu o lançamento dos subsídios “Acompanhamento da coleção educação da fé” elaborada pela Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude, através do CCJ (Centro de Capacitação da Juventude) e da CAJU (Casa da Juventude).
A noite cultural foi abrilhantada com muita alegria e festejos ao som do “Grupo Mineirinhos” que tocou e fez a juventude dançar quadrilha improvisada e muito forró pé de serra, com comidas típicas das diversas regiões do país.
Equipe de Comunicação – 9º ENPJ