Jovens paraibanos inauguram Casa da Juventude
Adital Jovem
Espaço de articulação e mobilização de jovens, a Casa de Juventude, inaugurada dia 18 de outubro no centro da cidade Sapé, na Paraíba (rua Gentil Lins, número 59), é um ponto no qual jovens vivenciam a experiência da participação. "A casa é um processo de construção da juventude. Mais que um espaço físico, é um processo pedagógico que tem a função de favorecer o protagonismo juvenil. É um espaço de organização, mobilização e vivência das experiências de juventude", afirma Luciel Araujo, coordenador da articulação Atores, idealizadora do projeto.
A gestão da casa e a organização das atividades estão sendo feitas pelos próprios jovens. A responsabilidade é dividida por uma comissão criada dentro do Fórum de Juventude de Sapé (FJS), com representação de diversos segmentos de juventude (de áreas urbanas e rurais, de grupos de dança, religiosos, culturais etc).
Além de um local para os jovens se reunirem e discutirem os desafios apontados para o segmento, a casa conta com espaço para acesso à internet, para formação de uma biblioteca, sala de jogos e uma sala de vídeo e DVD. Nela, deverão ser realizados diversos cursos pelos e para os jovens como internet, dança, hip hop e grafitagem. Recentemente, os jovens também conseguiram uma parceria com a Rádio Sapé FM, na qual poderão levantar suas discussões através de um programa de rádio semanal.
A Casa está aberta tanto aos cerca de 100 jovens que fazem parte do FJS, como os que são ligados à articulação Atores, além dos jovens da comunidade e vizinhanças.
O Fórum de Juventude de Sapé, responsável pela gestão da casa, é um espaço comum de expressões dos grupos, das juventudes e de articulação política estratégica, debates, formulações e avaliação de políticas públicas do município de Sapé. Foi criado a partir da 1ª Conferencia Municipal da Juventude de Sapé, realizada em fevereiro deste ano.
Contatos: Luciel Araújo –