Carta da Coordenação e Assessoria Nacional da PJ ao IPJ
O IPJ de Porto Alegre, reconhecidamente, contribuiu com a formação pastoral e social de centenas de jovens das Pastorais de Juventude das diversas dioceses do Estado do Rio Grande do Sul e dos outros regionais da CNBB, em seus cursos e encontros. Seu corpo de assessores, a partir da diversidade de sua qualificação, contribuiu metodologicamente com os principais eventos organizados pelas PJ´s e demais pastorais.
As dinâmicas dos grupos de jovens nas comunidades e paróquias, por todo o país, são animadas pelos periódicos e subsídios publicados pelo Instituto ao longo de seus 30 anos de história, bem como, a sistematização da memória da juventude cristã organizada encontra-se catalogada no seu acervo bibliográfico.
A ousadia no aprofundamento do estudo da temática da Juventude e o apoio das iniciativas juvenis para aproximar o meio pastoral ao espaço acadêmico, fez nascer a parceria entre o IPJ e a UNISINOS na construção do curso de Pós-Graduação
Sua contribuição e reconhecimento ultrapassou os limites do nosso país e promoveu a organização da rede latino-americana de Centros e Institutos de Juventude de forma a garantir o intercâmbio das suas experiências pastorais e estudos.
Fica a expectativa de que jovens e adultos/as, leigos/as, religiosos/as e/ou sacerdotes se coloquem a serviço de novas ações que auxiliem na caminhada das Pastorais de Juventude do Rio Grande do Sul, do Brasil e da América Latina.
Coordenação Nacional da PJ
Comissão Nacional de Assessores/as da PJ