Encerramento do II módulo da Pós-Graduação em Juventude
Já com saudades, mas também na alegria e na certeza que muito aprendemos, encerramos II módulo da Pós-graduação “Juventude no Mundo Contemporâneo”, que aconteceu entre os dias 05 e 23 de julho, em Goiânia/GO, na sede da Casa da Juventude Pe. Burnier. Esta turma, a 6ª do curso, conta com a participação de 37 educandos/as de vários estados do Brasil. Neste módulo, tivemos as Disciplinas de Saúde dos/as Adolescentes e Jovens, Políticas Públicas de Juventude, Juventude e Religião e Comunicação e Linguagem Juvenil. A disciplina de Saúde ministrada pela professora Normalene Sena (UFG – Campus catalão), se propôs desvelar a saúde dos/as adolescentes e jovens a partir de uma visão crítica, reflexiva, problematizadora e propositiva, visando possibilitar uma integração sadia na sociedade. Nesta disciplina, os/as participantes fizeram trabalho de campo e construíram propostas objetivas de intervenção nas realidades estudadas. Para Políticas Públicas de Juventude, o professor Alexandre Piero (Especialista em Juventude), trabalhou os conceitos de Políticas Públicas, como também a fundamentação sócio-histórica das políticas sociais no Brasil e na América Latina, com o estudo das diferentes concepções de política social, para perceber o isto contribui na analise da proteção e das garantias dos direitos dos/as adolescentes e jovens na América Latina, especialmente no Brasil. Em Juventude e Religião, com a professora Solange Rodrigues (ISER-RJ), abordarmos aspectos gerais do fenômeno religioso: seu papel na sociedade e na trajetória dos indivíduos; estrutura e dinâmica do campo religioso brasileiro; crenças e expressões religiosas de adolescentes e jovens; repercussões sociais da experiência religiosa juvenil. Ainda exercitamos a tolerância e respeito com o diferente. Já na disciplina de Comunicação e Linguagem Juvenil, com o professor Walderes Lima Brito (UFG), refletimos sobre a juventude no mundo contemporâneo, com o propósito de aprofundar o debate a respeito da dimensão ou camada comunicativa constituinte desta realidade. Com ênfase a compreensão dos conceitos de comunicação, informação e persuasão, como categorias a partir das quais é possível analisar qualitativamente os processos de interação social com ou sem a mediação das tecnologias da indústria da informação e do entretenimento. Nesta disciplina tivemos instrumento de trabalho a construção de um blog: “Especialista em Juventude”, ( http://especialistasemjuventude.blogspot.com/ ), visando ampliar a discussão sobre a temática juvenil, falando sobre Direitos da juventude, marco legal saúde do adolescente e do jovem, trabalho com jovens, linguagem juvenil e indicação de vídeos, como: “Aprendizagem e comunicação com as novas tecnologias na educação” entre outros temas.
|