Seminário Capixaba
A realidade juvenil é marcada por uma cultura de morte, violência e extermínio. Palavras como acesso, pluralidade, protagonismo e formação estão bem distantes de se tornarem pauta e fato em meio às juventudes.
Ainda não é fato, mas já se tornaram palavras de ordem, de uma nova ordem: “Basta, Chega de Violência e Extermínio de Jovens”. E foi com esse grito e desejo que a juventude capixaba se uniu para lutar a favor da vida, em busca da construção de uma civilização do amor.
No mês de abril, dia 17, no Colégio Agostiniano, aconteceu o lançamento da Campanha Nacional contra a Violência e o Extermínio de Jovens,
Para o coordenador de pastoral da Arquidiocese de Vitória, Pe. Kelder José Brandão Figueira, a Campanha
Membro da Coordenação Estadual e Nacional da Pastoral da Juventude, Marcelo Lírio, espera que a Campanha sensibilize toda a sociedade. “Queremos com as ações da Campanha que todas as entidades parceiras façam o debate chegar a suas bases, e claro, que surjam daí gestos concretos contra essa realidade que nos abate”, diz.
A Campanha é uma ação articulada de diversas organizações para levar toda sociedade o debate sobre as diversas formas de violência contra a juventude, especialmente o extermínio de milhares de jovens que está acontecendo no Brasil.
UM SEMINÁRIO CAPIXABA PARA QUE?
Os nossos jovens estão morrendo e não é por causa natural. Seus sonhos são mutilados e suas vidas ceifadas. O extermínio é fato e a violência não é paciente, por isso um Seminário Capixaba.
O objetivo é lançar e fortalecer o debate na sociedade civil sobre a violência que abrevia e interrompe cada vez mais a vida dos jovens de nosso país, sobre tudo de nosso Estado. Pretende, também, criar um Fórum Estadual contra a Violência e o Extermínio de Jovens.
Um dos painéis será “O enfrentamento da violência e o extermínio de Jovens: Contexto Nacional e Local” Os expositores serão Hildete Emanuele, secretária nacional da Pastoral da Juventude e Lula, coordenador do Fórum Estadual de Juventude Negra. Exibição do filme “Meninos da Guarani” também fazem parte da programação.
O Seminário acontece nos dias 14 e 15 de agosto de 2010, no Colégio Agostiniano. Para participar é só se inscrever através do link: http://migre.me/WA7S
Informações pelo telefone (27) 3223-6711 (ramal 6292)