Grito dos/as Excluídos/as no 3ºCLAJ
No último dia 7 de setembro, jovens brasileiros/as delegados/as presentes no 3º Congresso Latino Americano de Jovens em Los Teques na Venezuela, realizaram uma manifestação pela defesa dos direitos humanos, em sintonia com a Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens e principalmente com a 16ª edição do Grito dos/as Excluídos/as que acontecia ao mesmo tempo em todo o Brasil .
O 3º Congresso Latino Americano de Jovens carrega a temática “A vida dos/as jovens na perspectiva do discipulado e da missão” sendo uma convocação do Conselho Espiscopal Latino Americano, em parceria com a Conferência dos Bispos da Venezuela e as Pastorais Juvenis de toda a América Latina e Caribe. A delegação brasileira foi composta de 60 pessoas, contando com o acompanhamento de Dom Anuar Battisti, bispo do Regional Sul II, Dom Carlos Altieri, bispo do regional Sul I, Dom Dino, bispo do Regional Nordeste 2, Dom Eduardo Pinheiro, bispo referencial do Setor Juventude da CNBB, frei Rubens, Assessor do Setor Juventudes da CRB e padre Carlos Sávio, assessor do Setor Juventude da CNBB.
Após o Ofício da manhã a delegação brasileira realizou uma marcha em meio ao Congresso, carregando faixas, cartazes, bandeiras de luta, cantos pastorais e gritos de ordem em sintonia com os/as companheiros/as que também estavam em marcha pelo Grito dos/as Excluídos/as no Brasil. O Grito dos/as Excluídos/as é uma mobilização que visa denunciar o modelo político e econômico que, ao mesmo tempo, concentra riqueza e renda e condena milhões de pessoas à exclusão social; tornar público, nas ruas e praças, o rosto desfigurado dos grupos excluídos, vítimas do desemprego, da miséria e da fome e propor caminhos alternativos ao modelo econômico neoliberal, buscando desenvolver uma política de inclusão social, com a participação ampla de todos os cidadãos. O tema do Grito dos/as Excluídos/as nesse ano é “A vida em primeiro lugar, onde estão os seus direitos”. Como em Los Teques a atividade aconteceu em todo o Brasil em conjunto com a campanha do Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra.