Conferência Mundial da Juventude
Jovens de 107 países se reúnem no México para a Conferência Mundial da JuventudeMais de 25 mil jovens, representantes de ONGs, Governos e das Nações Unidas estão reunidos esta semana em León, estado mexicano de Guanajuato, para participar da Conferência Mundial da Juventude. Os participantes de mais de 100 países devem discutir temas de relevância para os jovens de todo o mundo até o dia 27 de agosto.
O objetivo da conferência, organizada pelo governo do México com o apoio da ONU, é colocar as necessidades dos jovens com mais destaque na agenda política. "Esperamos que o mundo escute as vozes dos jovens que frequentam a Conferência e aumente os investimentos na juventude – na sua educação, saúde, emprego e liderança – para que possam alcançar seu potencial máximo", disse Thoraya Ahmed Obaid, Diretora Executiva do Fundo de População das Nações Unidas, o UNFPA.
A Conferência Mundial da Juventude faz parte das comemorações da Organização das Nações Unidas (ONU), que lançou em 2010 o Ano Internacional da Juventude. O objetivo da entidade é estimular jovens de todo o mundo a se engajarem na conquista dos Objetivos do Milênio (ODMs), que buscam reduzir uma série de males sociais até 2015, entre eles o combate à fome, à mortalidade materna e infantil, à extrema pobreza e à falta de acesso à educação.
Preparação
Em maio deste ano, aconteceu em Salvador, Bahia, a Pré-conferência da Juventude. Durante os três dias da conferência, os participantes de 29 países das Américas elaboraram um “chamado à ação” com propostas para governos, parlamentos e sociedade civil baseadas em políticas inclusivas para a juventude e na participação ativa dos jovens no desenvolvimento da região. Os resultados desse encontro foram sistematizados e aprovados na Carta da Bahia, que deve contribuir para a construção do documento final da Conferência Mundial da Juventude.
|