Igreja celebra DNJ
No Dia Nacional da Juventude (DNJ), 24 de outubro, "DNJ 25 anos: celebrando a memória e transformando a história", a juventude da diocese de Itapipoca (CE), marchou contra a violência pelas principais ruas do município de Trairi. Ao som de músicas do repertório jovem, cerca de 2 mil jovens cantaram demonstrando à sociedade o espírito jovem em favor da vida.
O bispo diocesano, dom Antônio Roberto Cavuto, seguiu a juventude na caminhada e enalteceu a participação na celebração dos 25 anos de DNJ, ressaltando as lutas articuladas pelas Pastorais da Juventude desde 1985, com o Ano Internacional da Juventude.
Em Juiz de Fora (MG), a festa do DNJ foi celebrada por meio do Cristo Folia 2010. Cerca 20 mil jovens participaram da festa que celebrou os 25 anos de caminhada do evento.
Durante a caminhada, nos intervalos musicais, os presentes eram animados pelo arcebispo, dom Gil Moreira, que do trio elétrico, animava o coro.
Ao chegar na catedral, os jovens participaram do ponto máximo do Cristo Folia, a celebração eucarística. “Sinto-me jovem quando me encontro com vocês. Quando vejo jovem entusiasmado com Cristo, penso como valeu a pena escutar o chamado de Jesus e me tornar padre”, destacou dom Gil.
Durante a missa, ainda foi lembrado o Dia Mundial das Missões, também celebrado no domingo, e o I Sínodo Arquidiocesano, que vai ter celebração de encerramento em 21 de novembro.
O Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo) escreveu uma carta aos jovens de todo o Brasil por ocasião do DNJ-2010. “A defesa da vida da juventude, que vem sendo exterminada, quer fisicamente, quer nos sonhos e esperanças, é para nós a imagem do crucificado. Unimo-nos a vocês na luta contra todo e qualquer extermínio da juventude”, escreve o Conselho, no texto.