Cancel Preloader

DNJ em Limeira – SP

 

 

“É essa a nossa hora e o tempo é para nós,
que chegue em todo canto a nossa voz.
Miremos bem o espelho da memória,
faremos jovem e linda.
 

No domingo, dia 24 de outubro, aconteceu o jubileu de Prata do DNJ – Dia Nacional da Juventude – da Diocese de Limeira na cidade de Porto Ferreira, Região Norte, organizado pela Pastoral da Juventude, que reuniu cerca de 1500 jovens das cinco regiões da diocese.
 
A juventude das cinco regiões da diocese levantou bem cedinho e se encontraram na Praça Maria L. Salzano ao lado da rodoviária de Porto Ferreira, às 7 horas onde tomaram café da manhã juntos depois de terem passado pela acolhida na entrada da cidade, feita pelos jovens de Descalvado.
 
Com um palco montado na praça e um trio elétrico, a juventude da Região Norte fez a abertura do dia celebrando os 25 anos de DNJ com o Tema “Juventude muita reza, muita luta, muita festa, em marcha contra a violência” e o Lema “Celebrando a Memória e transformando a história”.
 

Os jovens atores – membros dos grupos de base – ocuparam o palco e diversos pontos da praça, fazendo alusão aos DNJs anteriores. Nomes de jovens que passaram pela PJ da diocese foram lembrados neste momento. Logo após, todos os jovens saíram em marcha pelas ruas da cidade ao som da Banda formada por jovens da Comunidade Santa Luzia, junto ao trio elétrico, animados pelos jovens Rafael (Araras) e Marilena (Limeira), que motivaram a todos durante todo o percurso.

 
A Marcha se encerrou no Ginásio Municipal de Esportes Adriano José Mariano, onde aconteceu a missa celebrativa presidida pelo Bispo Diocesano Dom Vilson Dias de Oliveira D.C., com a presença de padres, diáconos e seminaristas. A liturgia da missa contou com coral formado por jovens de Descalvado e Analândia, leituras (Araras, Cosmópolis, Limeira e Americana) e momentos realizados por jovens de todas as regiões da diocese. Antes da benção final, jovens da cidade de Limeira fizeram um momento apresentando a vida de muitos jovens nos dias de hoje, colocando as razões que os fazem levantar a bandeira da Campanha Nacional Contra a Violência e Extermínio de Jovens.
 
Ao final da missa os jovens da Região Norte fizeram vários agradecimentos a todos aqueles que colaboraram direta e indiretamente para que o DNJ pudesse acontecer (Coordenação Diocesana, Secretariado Pastoral, Conselho Diocesano, Clero da Região Norte, Congregações, e todos os grupos de jovens da Diocese). E completando a comemoração da Diocese de Limeira foi anunciado oficialmente o novo Assessor Religioso da Pastoral da Juventude da Diocese de Limeira Pe. Élcio Roberto Medeiros, natural de Porto Ferreira, pároco da Santa Rita de Cássia de Artur Nogueira.
 
Após a missa, os jovens foram para o recinto da Fepasa que contava com praça de alimentação, apresentações e interações de capoeiristas e muita animação ao som da Banda JEPEC (Americana – Diocese de Limeira) que animou toda a juventude com músicas pastorais e MPB, com tudo, os jovens puderam se descontrair, fazer novas amizades e encontrar amigos das demais cidades da diocese.
 
Já se encaminhando para os momentos finais, os jovens foram para o ginásio de esportes novamente, onde muitos participaram de um teatro de improviso organizado pelo grupo de teatro Amigos a Favor da Vida. Em seguida jovens de Artur Nogueira – Região Leste – apresentaram uma breve encenação sobre a vida de um jovem.
 
Caminhando para o encerramento os Jovens membros da Comissão da ESCOLICA, realizaram o momento de envio, que presenteou a cada coordenador de grupo com uma vela comemorativa dos 25 anos de DNJ, e em seguida marcou a passagem da Tocha Diocesana (símbolo que acompanha o DNJ de Limeira há 5 anos), entregue pelo coordenador da Região Norte, Thiago Gonçalves da Cruz, para a coordenadora da região Sul, Cintia Caldeira, Região que acolherá o DNJ 2011.
 
Após este momento foi dado início a mística de envio, uma belíssima apresentação lúdica e alegre nos apresentava diversas Marias, ao som de Circ du Soleil, Teatro Mágico e Tribalistas, apresentando Nossa Senhora Aparecida, Cidinha da Alegria, envolta em flores que foram entregues aos jovens coordenadores e lançadas aos demais presentes durante a mística. Convidados ao centro, todos os jovens da organização junto com os coordenadores dos grupos e todos os demais, foram enviados de volta a suas casas com a benção do Pe. Cacimiro Köche, assessor da ESCOLICA, e dos demais padres, diáconos e seminaristas ali presentes.
 
“Se é pra ir pra a luta eu vou, se é pra ta presente eu tô, pois na vida da gente o que vale é o amor.”

 

 

 

 

 

 

 

Teias da Comunicação

Equipe Nacional de Comunicação da PJ "Teias da Comunicação"

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.