Cancel Preloader

Juventude é prioridade na Diocese de Caxias do Maranhão

Juventude e família estão entres as prioridades pastorais da diocese de Caxias do Maranhão

 

A 16ª Assembleia de Pastoral da diocese de Caxias do Maranhão (MA) definiu como duas das prioridades pastorais da diocese a reestruturação da pastoral da juventude, juntamente com a organização do Setor Juventude e a estruturação da pastoral familiar. A assembleia foi realizada na semana passada, dias 12 a 14, inspirada no tema “Uma Igreja em estado permanente de missão”.

Além da juventude e da família, a diocese vai priorizar também a integração das pastorais, a criação de um plano de auto-sustentação das paróquias, o cuidado com o meio ambiente e a formação dos representantes nos conselhos municipais.

Missão

A assembléia aprovou, ainda, o projeto: A Diocese de Caxias em Estado Permanente de Missão. Sua primeira etapa começa no próximo ano e se estende até 2015. Serão preparados pelo menos 200 missionários em cada paróquia da diocese, que deverão, a partir de 2012, fazer quatro visitas por ano a todas as famílias das comunidades.

“A idéia é que se tenha pelo menos 200 missionários permanentes em cada paróquia, que possam atuar constantemente em tempos fortes de religiosidade da paróquia, dando atenção especial à formação cristã básica das famílias”, explica o bispo diocesano, dom Vilsom Basso.

As visitas anuais ocorrerão, de acordo com o projeto, durante a quaresma, no mês de maio, no mês de outubro e no mês que precede a festa do padroeiro da paróquia. A formação dos missionários terão como base o Catecismo da Igreja Católica. Em 2012 será o capítulo 4, que trata da oração e da espiritualidade; em 2013, será o capítulo 3, que fala sobre os mandamentos e a bíblia. O capítulo 2, sobre os sacramentos será estudado em 2014 e o capítulo 1, sobre as verdades da fé, será tema de 2015.

Teias da Comunicação

Equipe Nacional de Comunicação da PJ "Teias da Comunicação"

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.