Cancel Preloader

DNJ da Diocese de Humaitá/AM

 

A Pastoral da Juventude da Diocese de Humaitá realizou nos dias 19, 20 e 21 de Novembro de 2010 o DNJ – Dia Nacional da Juventude, no Ponto de Cultura Salão Dom José. Com o objetivo de evangelizar a Juventude em âmbito diocesano através de ANIMAÇÃO, FORMAÇÃO, PARTILHA, DEPOIMENTO e ORAÇÃO nas terras Benditas de Humaitá. Estiveram presentes 295 jovens integralmente, mais 3 cozinheiros e os demais jovens que participavam em momentos.

O encontro contou com a Assessoria do Frei Moacir, que trabalhou a temática Identidade e Valores Juvenis, que iniciou com as seguintes perguntas: Para mim o que é ser Jovem? Como eu gostaria de ser tratado pela Religião?  E com seu dinamismo dividiu os jovens em 16 subgrupos para refletirem sobre as perguntas: Logo após foi chamando a frente os subgrupos para o momento de partilha onde os jovens foram muito felizes em suas respostas. Pois através desse exercício feito pelos jovens os mesmos colocaram a importância de Ser Jovem e a visão da Igreja através da Religião.

Frei Moacir  ressalta que é importante salientar os valores dos jovens como: Respeito, Amor, Carinho, Direitos e Igualdade, para o jovem e a religião dialogar com Cristo os problemas enfrentados pelos os jovens da Cidade e da área Missionária do Beiradão. 

E apresentou alguns desafios vivenciados pela juventude; Vencer as dificuldades em meio familiar, vencer os vícios, enfrentar o mercado de trabalho, ausência de sonhos e cultura da religião. Finaliza com agradecimento do encontro e em destaque a frase “tem que haver uma religião juvenil”.

Na parte da tarde cotamos com a Assessoria de Irmão Marcelo e o Valdeir Malta, cujo tema trabalhado Diagnóstico da Realidade Juvenil. Irmão Marcelo recorda alguns pontos deixados por Frei Moacir e refleti com a Juventude o diagnóstico da realidade juvenil, recorda também as maneiras de ser jovem. Destaca a capacidade dos jovens de escolher as diversas maneiras de viver a “alegria”. Conta também a realidade das pessoas que vivem no Instituto Renascer, e pede para ouvirmos dois testemunhos de dois jovens: Luiz Fernando e Ulisses. Luiz Fernando comenta sua historia de vida que iniciou aos 10 anos a ser dependente das drogas, o mesmo relata momentos de frustração antes de sua recuperação. Seguida o jovem Ulisses partilha seu testemunho de vida para com todos os jovens, que iniciou a ser dependente das drogas aos 13 anos de idade, o mesmo partilha que veio de uma família estruturada mais as drogas afetam toda família de forma repentina. Os jovens do encontro ficaram muito emocionados e choraram com o testemunho de vida dos Jovens, pois os mesmos expressaram o que as Drogas fizeram com suas vidas. Irmão Marcelo partilha seu trabalho no Instituto Renascer, onde o mesmo abriga 17 pessoas entre jovens e adultos para recuperação. Dando continuidade na temática, Valdeir Malta fala sobre a luta das Juventudes e as suas dificuldades e também sobre os valores da Família e da Igreja em comunhão com a PJ nas Ações Sociais. Relata a dificuldade dos jovens no mercado de trabalho e suas expectativas e “como se livrar dos vícios”. Ele explana Diagnósticos e Dados da Juventude Humaitaense;

  • Jovens Matriculados no Ensino Médio: 2057(Escola do Estado)
  • Desistente: 235 (Escola do Estado)
  • Matriculados em Cursos de Ensino Superior: 346 (de 14 a 19 anos) se forem somado com os de 21 anos, dobra esse valor
  • Eleitores de até 20 anos: de 8 a 9 mil jovens
  • Jovens Acidentados 64 com alguns óbitos
  • Atos Infracionais (envolvimento de jovens com a criminalidade): Geral – 84 casos de apreensões.

Coloca também a importância da participação da Juventude na Cidadania e Sociedade. Fala com muita alegria da realização do DNJ na Diocese de Humaitá, e enfatiza a importância do ser humano e condição de erro, mais a meta a ser trabalhada é o Projeto de DEUS. O mesmo da ênfase a Segurança Pública na Diocese e casos violentos que aconteceram devido à má estrutura da Segurança Pública. E finaliza com os agradecimentos pela realização do Encontro.

A parte da noite houve momento de Oração, Animação, Interação, Roda de Conversa, Teatros e Danças.

No dia seguinte iniciamos com Oração. E as boas vindas a Padre Silva Assessor da Pastoral da Juventude do Regional Noroeste-CNBB, que falou sobre os pontos refletidos de 25 do DNJ e leu a Carta de Dom Francisco Merkel, expressando suas expectativas para a Juventude. Como dizia a Carta; A vida humana é mais que Luta, mais que Festa, mais que Reza e tudo isso e ainda mais…

Vânia Socorro Assistente Social de Manaus assessorou a temáticas Políticas Públicas Urbanas e Rurais para a Juventude, iniciou falando o que são Políticas Públicas, que todo cidadão e em especial a Juventude tem esse direito de receber benefícios dessas políticas. A mesma apresentou um slide falando sobre Programas Sociais:

  • PROJOVEM
  • Programa Galera nota 10
  • Jovens Vencendo Desafios que trabalha diretamente com os Jovens adolescente de 12 a 29 anos de idade.
  • Tipos de Atividades:

ü  Futebol de Campo e Salão, Vôlei, Queimadas, Roda de Capoeiras, Artes Marciais, Oficina de Dança, Orientação e Apoio Familiar e Rendimento Psicológico.

Diante dos Programas acima aparentados houve momentos de perguntas e esclarecimentos referentes ao memso. Vânia Socorro coloca que é possível estabelecer a existências desses Programas em nossa Diocese sendo o Programa PROJOVEM existente e Humaitá. Outro ponto marcante foi sobre a gravidez na adolescência e suas conseqüências. Padre Silva coloca a falta de orientação de ambas as partes e Joel Pires do Programa PROJOVEM comenta que tem receio de falar com os pais sobre o assunto pela linguagem e não aceitação muitas vezes dos mesmos. Foram expressos entre outros assuntos que atingem diretamente a vida da Juventude.  Vânia Socorro ressalta a importância das Políticas Públicas para a Juventude, por que através dessa causa conseguida irá amenizar essa problemática. Vânia Socorro dinamicamente realizou um momento de partilha com a dinâmica da bola que passava de mão e mão com as seguintes palavras: FAMILIA, SONHO, AMOR, SEXO, PAZ, RESPEITO, TRABALHO, ÁGUA, SAÚDE, TELEVISÃO, FICAR, GRAVIDEZ, INTERNET e DEUS.

Onde houve um momento de partilha que enfatizava a importância dessas palavras na sociedade e na vida da Juventude, a mesma sempre ressaltava que maioria da juventude não tem oportunidades e muitos não conquistam seus espaços devido a inexistências das Políticas Públicas, onde faz uma ênfase que as Juventudes da Diocese são capazes de conseguir essa tão esperada causa.  Seguido com um momento de animação e intervalo.

Dando continuidade na parte da tarde Dônei do Instituto Internacional de Educação Brasileira (IEB) retoma falando os pontos deixados por Vânia Socorro, mais antes faz uma ênfase do trabalho do (IEB) nas Áreas Missionárias do Beiradão. O mesmo colocou que a Juventude da Diocese já realiza pequenos passos de Políticas Públicas, através de pequenas Ações Sociais. Fala também da necessidade de Projetos Sociais para a Juventude Urbana e Rural. Sendo assim dividiu os Jovens por Realidade para analisarem e elaborarem um roteiro para Projetos, que o mesmo tem o objetivo de despertar o interesse de seu futuro parceiro/financiador, ou instancias superiores de decisão, com a justificativa de caracterizar a situação dos problemas e suas conseqüências, dando importância no avanço da solução dos problemas encontrados, depois do trabalho em grupos houve o momento de partilha de cada grupo/realidade.

Como ato concreto foi criado uma Solicitação com os gritos das realidades, para a Prefeitura Municipal de Humaitá na pessoa do Prefeito José Cidenei Lobo do Nascimento, que esta em anexo.

Na parte da noite momento de Mística e Oração e Espiritualidade, logo após nos reportamos a Praça da Matriz para a Exposição do dia Nacional da Consciência Negra, realizado pelos Acadêmicos da UFAM com momentos de Poemas, após retornamos ao local do encontro e deu-se inicio ao Show Cultural da Juventude com apresentação de Teatros, Danças Poesias e Show da Banda The Sales, ressaltando que os Teatros enfatizavam a cultura de cada realidade e a temática do DNJ.

No Domingo a Grande Celebração Eucarística em Homenagem ao Jubileu dos 25 anos do DNJ.

Jubileu: Momento de reflexão de uma longa caminhada com muita Luta, muita Reza muita Festa. Momento de agradecer o DEUS da vida por uma grande caminhada realizada há 25



anos. A simbologia foi marcante nos momentos de Comentários, Entrada da Palavra, Entrada dos 25 Cartazes do DNJ e contamos com a presença Especial do Coral Frei Darez da Comunidade São Cristovão, que cantaram O Mesmo Rosto.

Frank Botelho assessorou temática do DNJ que falava dos 25 anos de lutas e conquistas e reflexões profundas sobre os diversos aspectos da realidade Juvenil a nível nacional e local. Expressou a luta da Juventude em defesa da vida. Pautou casos acontecidos em nossa diocese referente à temática. Finalizou com agradecimentos da realização do encontro.

Continuamos nosso dia de Muita Festa com apresentação do Grupo de Capoeira Senzala que através de sua cultura enfatizou o Dia da Consciência Negra, momentos de Animação, Gincana do DNJ e Teatros. Finalizamos nosso encontro Celebrado com muita Alegria, Disposição, Expectativas alcançadas, Presença de Deus, e com a Grande Caminhada do DNJ com objetivo de Agradecimento ao Deus da vida, Oração e Reflexão sobre a realidade Juvenil, onde saímos gritando de forma organizada pelos nossos direitos e em marcha celebrando a vida. Na caminhada contamos com três paradas:

1° Parada: Muita Festa, com balões Brancos em frente ao Estádio Arlindo Braz que enfatizava a comemoração dos 25 anos do DNJ, com muita Festa, pelas expectativas alcançadas durante uma longa caminhada.

2° Parada: Muita Luta, em frente ao Banco do Bradesco com balões Azuis enfatizando toda Luta da Juventude por seus Direitos e contra Violência e Extermínio de Jovens e pela Juventude que quer Viver, dançando a Ciranda pela Viva e a assessoria de Frank Botelho que apresentou os gritos da Juventude.

3° Parada: Muita Reza, com balões Amarelo em frente ao Hospital Municipal de Humaitá, momento de Oração por todas as Pessoas que se encontra Hospitalizada. Momento de Reza pelos 25 anos de caminhada e realização (DNJ). Destaque aos jovens que rezam de Joelho esse momento especial.

Chegando à Praça da Saúde celebramos com muita animação o dia tão esperados pelas Juventudes de nossa Diocese o Dia Nacional da Juventude. Após Oração e Compromisso de Plantar uma Árvore para mais 25 anos, e Saborear dos Frutos que irão brotar, e o concurso do melhor Grito de Guerra e Premiação da Gincana.

As cores dos balões simbolizar o Continente.

Agradecemos a DEUS, NOSSA SENHORA, A JUVENTUDE, OS DECANATOS, ESCOLAS, DIOCESE DE HUMAITÁ, ASSESSORIA DO ECONTRO, PASTORAL DA CRIANÇA, IEB, SECERTÁRIRA DE EDUCAÇÃO, PREFEITURA DE HUMAITÁ, DONA CELINA. São instâncias que fizeram com que nosso o Dia Nacional da Juventude – DNJ acontecesse com Muita Reza Muita Luta, Muita Festa.

 

Premiação da Gincana:

1º Lugar: R$ 500,00 2º Lugar: Um Violão, 3º Lugar: uma bola e bloco de refrigerante, 4º e 5º Lugar: brinde surpresa



1° Lugar: Os Bacuraus da UFAM (Manicoré)

2° Lugar: Pro jovem (Humaitá)

3°Lugar: Grupo JUSF (Comunidade Descanso)

4°: Lugar: As SS (Humaitá)

5°Lugar: Grupo JUSF (Humaitá)



 

Colaboradores do Relatório:

Patrícia Pereira

Neila Gonçalves

Jacy Rodrigues

Klivy Ferreira

Thiago Cordeiro.

 

 

 

ANEXO

  


PASTORAL DA JUVENTUDE – DIOCESE DE HUMAITÁ-AM

APUÍ, AUXILIADORA, HUMAITÁ, MANICORÉ E SANTA LUZIA – Km 180

Rua: Transamazônica, 1677, São Domingos Sávio – CEP: 69.8000-00

Humaitá-Am



Oficio 27/2010                                                           Humaitá 22 de Novembro de 2010                

Prefeitura Municipal de Humaitá

Ao Senhor Prefeito José Sidnei Lobo do Nascimento

 

As “Juventudes” da Diocese de Humaitá estiveram reunidas nos dias 19, 20 e 21 de Novembro de 2010 celebrando o DNJ – Dia Nacional da Juventude que tem como Tema: “DNJ 25 anos: Celebrando a memória e transformando a historia” e Lema: “Juventude: muita reza, muita luta muita festa em marcha contra a violência”. Houve a participação dos três decanatos de nossa Diocese: Apuí, Humaitá e Manicoré com a participação de muitos jovens desta Diocese com o objetivo de celebrar o DNJ em âmbito diocesano através do grupo de Jovens de Humaitá e discutir Políticas Públicas para a Juventude. Desse modo, vimos por meio desta reivindicar da Prefeitura Municipal de Humaitá as demandas elaboradas pelos jovens representantes de cada localidade relacionadas em anexo juntamente com a lista de presença dos participantes. No ensejo, informamos ainda que a comissão formada para o acompanhamento deste documento estará reunida em 13 de março de 2011 na Diocese de Humaitá.

Na certeza de que nossa solicitação seja atendida pedimos um prazo para a avaliação e aprovação destas demandas a fim de colocarmos em prática o mais breve possível.

Dispomos para prestar esclarecimentos acerca de qualquer dúvida.

Pastoral da Juventude (97) 3373 – 3717

 

Atenciosamente

 

________________________                                       ____________________

Ir. Iandra Jackeline Conrado                                              Klivy Ferreira

Área Missionária Beiradão                                Coordenador Diocesano da PJ

 

Comunidade de Descanso

Cultura: Dança, teatro, aulas de violão;

Esporte: escolinha de futebol;

Saúde: Posto de saúde;

Educação: cursos profissionalizantes (corte e costura, corte de cabelo, marcenaria e artesanato); capacitação de professores; Inclusão digital;

Comunidade de Santa Luzia

Educação: Cursos profissionalizantes voltados para professores;

Cultura: teatro, danças, etc.;

Esporte: quadra poliesportiva; centro educacional voltado para as práticas esportivas;

Manicoré

Economia/Educação: Centro Educacional sócio-cultural para jovens ribeirinhos;

Geração de Renda para as comunidades ribeirinhas – venda de produtos agrícolas em feira;

Projeto de Piscicultura nos lagos (com baixo impacto ambiental);

Educação: Aulas televisionadas (Inclusão de aulas on-line) para as comunidades do interior;

Indianópolis – Lago do Antônio

Esporte: quadra esportiva; 

Saúde/Social: Centro do Idoso; Transporte para emergência;

Praça de recreação para crianças;

Educação: Curso técnico, implantação de centro de Inclusão digital; Implantação do Projovem para realização de aulas de dança, teatro, música, etc.

PROJOVEM

Educação: Cursos profissionalizantes: cursos técnicos e oficinas;

Cultura: Oficinas de danças, músicas, teatros, culinária, montagem de coral;

Geração de Renda: Horta Comunitária;

Muanense

Saúde: Assistência de agentes comunitários; Transporte, Posto de Saúde;

Educação: Professores formados e capacitados; Transporte escolar; Inclusão Digital (Aulas televisionadas);

Esporte: Quadra esportiva;

Humaitá

Esporte: Quadras poliesportivas cobertas; Passeio Ciclístico com jovens;

Planejamento: utilização de terrenos abandonados para práticas recreativas;

Cultura: Aulas de dança, teatro, violão, teclado e canto;

Educação: Aulas de reforço; Inclusão digital em parceria com outras empresas;

 

 

 

Teias da Comunicação

Equipe Nacional de Comunicação da PJ "Teias da Comunicação"

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.