Cancel Preloader

Resultado Final do Festival A Cor da Juventude

No dia 13 de janeiro, durante a Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude em Imperatriz-MA, foi divulgado o resultado do 1° Festival Nacional de Música e Poesia – A Cor da Juventude.

A divulgação foi transmitida ao vivo e acompanhada por muitos jovens.

Veja abaixo nota  de divulgação contanto um pouco da construção deste Festival e a Pontuação da votação popular com o Resultado Final.

 

 

Festival Nacional de Música e Poesia da Pastoral da Juventude
A Cor da Juventude
 
Em fevereiro de 2010 se inicia na Lista Nacional da Pastoral da Juventude uma conversa a respeito de um festival virtual de música da PJ. Depois de sugerido, foi quase que impossível conter a empolgação. Várias pessoas respondiam os e-mails não só achando uma excelente ideia, mas querendo contribuir para que este festival realmente acontecesse. Nos primeiros dias de março já havia uma lista de e-mails só com os interessados em dar conta dessa proposta e sonho de muitos. Há tempos nossa juventude fomentava por um espaço para expor suas composições e ao mesmo tempo um incentivo à produção de nossos compositores.

Já nas primeiras discussões se chegou à conclusão de que o festival seria também de poesia, e assim o foi. Aos poucos mais membros iriam entrando à equipe que hoje conta com membros dos estados do RS, MT, SC, PR, SP, ES, MS, BA, PA e AM. Nesta equipe tem membros da Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude, do CDL Musical, dos Projetos Mística em Construção e Teias da Comunicação.

 Passo a passo, o I Festival Virtual Nacional da Pastoral da Juventude vinha ganhando mais consistência. Além de uma intensa discussão para construir o regulamento, houve votações populares no site Nacional da PJ para a escolha do nome do festival e em seguida o logo oficial. Foi nesse momento que a juventude votou e escolheu o
"Festival A Cor da Juventude". Dias depois já estava no ar o http://www.acordajuventude.com.br, site oficial do festival.

 Mas uma coisa que foi unânime, foi o tema do Festival. A Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens, organizada pelas Pastorais da Juventude do Brasil, vinha ganhando território e não houve dúvida que este seria o tema central do festival.
 
 Não podemos deixar de lembrar aqui os preciosos textos feitos pelos assessores Pe. Hilário Dick, Carmem Lúcia e Raquel Pulita, que serviram de inspiração aos nossos jovens. Além desses, a preciosa e carinhosa contribuição de Dom Eduardo Pinheiro.

Mesmo anunciando que o festival iria ter uma premiação simbólica, na primeira fase houveram mais de 60 cadastros de inscrições no site do festival. Os que enviaram suas músicas e poesias agradeciam muito pelo espaço e estavam muito felizes em poder compartilhar com outros pejoteiros sua criação.

O júri foi composto por assessores que trabalham com música pastoralmente e/ou profissionalmente. Dentre esses, havia oficineiros do Curso de Verão-CESEP, ex-membro da CNPJ, militante do IPJ-SP e CDL Musical, Oração pela Arte, além de outras importantes qualificações.

Depois de avaliados, chegou-se aos classificados para a votação popular: 5 músicas e 5 poesias. Os vídeos estavam no site do festival e qualquer pessoa poderia entrar lá e dar a nota que julgasse. Nesse momento os classificados começaram a enviar e-mails a amigos, familiares, vizinhos e quem mais estivesse na sua agenda de contatos, convidando-os a ir ao site votar em seu vídeo. Foi muito bacana!

Já no final de 2010, houve a gravação do Programa Arena do Som, da TV Século 21com as 5 músicas e 4 poesias do festival e outras 5 músicas pastorais. O programa deve ir ao ar em breve, e a produção do programa elogiou a iniciativa, achou um lindo trabalho.

 Ao final disso tudo, mesmo havendo uma ordem estabelecida por pontos, o grande campeão ou a grande campeã sem a menor dúvida é a nossa Juventude. A esse pessoal que faz acontecer e coloca isso tudo no papel, no acorde, na melodia, e nos cativa com essa beleza, não há como adjetivar corretamente esse trabalho. Apenas agradecer pela disposição e rezar para que contagiem o meio onde vivem e convivem.

Sabemos das falhas existentes no processo. Nós da Coordenação do Festival nos doamos ao máximo, mesmo sabendo que poderíamos muito mais…
 Que essas belas letras e esses preciosos acordes continuem dando A Cor da Juventude.

 
“A Cor da Juventude”
 
AcorDA juventude!
Acorda e vem pro meio…
Vem dançar, vem trazer brio,
Vem poetar,
Vem cantar a vida,
Tecer a paz.
Venha e traga utopia, alegria,
Sorriso nos lábios.
No balaio de sonhos
Tantos rostos, tantas cores,
Tantas mãos,
Eu também digo NÃO à violência.
 
AcorDA juventude!
A ciranda já começou,
As cortinas se abriram,
Inspiração em todo enCANTO.
 
Vamos celebrar!!
 – Fascinar o Brasil –
Mostrar a beleza, a simplicidade,
Diversidade, a criatividade do nosso povo.
 
AcorDA juventude!
São cores de Esperança, Paz e Luz.
(Poeta Fábio Ferreira)
 
Resultado Final
As Notas apresentadas abaixo equivalem à pontuação que cada poema e música atingiu na votação popular. No site do Festival o internauta poderia dar a sua nota de 1 a 10 pontos.
Todos os participantes listados abaixo receberão CERTIFICADO de participação do Festival.
Notas:
Música:
Harmonia => Peso 01 (um);
Melodia => Peso 01 (um);
Arranjo => Peso 01 (um);
Voto Popular => Peso 01 (um);
Letra e Relação com o Tema => Peso 04 (quatro).
Ao final, multiplicam-se as notas pelo seu devido peso e divide-se o total por 08 (oito).
Poemas:
Voto Popular => Peso 01 (um);
Letra e Relação com o Tema => Peso 03 (três).
Ao final, multiplicam-se as notas pelo seu devido peso e divide-se o total por 04 (quatro).
 
Classificação
Poemas
Pontuação Final
5° lugar
Atitude Jovem(José Marco Polo de Sousa Teixeira, São Paulo-SP)
 
38
Retrato (Sidinei Panini, Maringá-PR)
 
53
Lágrimas de esperança(Pe. Marcionei Miguel da Silva, Caxias do Sul-RS)
 
134,8
Percussão(Pe. Marcionei Miguel da Silva, Caxias do Sul-RS)
 
141,6
Latino-Americanos(Pe. Marcionei Miguel da Silva, Caxias do Sul-RS)
 
164,6
 
 
 
Classificação
Músicas
Pontuação Final
5° lugar
A Juventude Quer Viver (Equipe de Animação PJ Santo Amaro, São Paulo-SP)http://www.youtube.com/watch?v=iMWCEBHaJFY
 
75,1
A Juventude Quer Viver (Danilo Gregório, Goiânia-GO)
 
113,4
Herdeiros do Amor(Pe. Marcionei Miguel da Silva, Caxias do Sul-RS)
 
116,1
Chega de Violência e Extermínio(Cicero Antonio Bezerra, Guarulhos-SP)
 
125,4
Nossa Utopia(Pejotrio, São Leopoldo-RS)
 
159,8
 
 
Fraternalmente

Equipe de Coordenação do I Festival Virtual Nacional de Música e Poesia da
Pastoral da Juventude – A Cor da Juventude

 

Teias da Comunicação

Equipe Nacional de Comunicação da PJ "Teias da Comunicação"

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.