Cancel Preloader

ANPJ em Imperatriz/MA | 3º Dia

Na mística do Ofício Divino da Juventude (ODJ) demos início ao terceiro dia da Ampliada Nacional da Pastoral da Juventude (ANPJ), que acontece na cidade de Imperatriz, MA, com  a participação de cerca de 100 pessoas oriundas de todas as regiões do país.

A partir da realidade e aconchegados pelo sol da manhã, aconteceu o ofício divino relembrando a criação, para que iluminados pela mãe terra, o dia iniciasse e permanecesse cheio de desejos e vidas, para a continuidade do seguimento a Jesus Cristo.

Os trabalhos do dia começaram com Ângela Maria (Nordeste 4) e Adriano de Martini (Sul 4), fazendo a leitura das poesias “Profetizar”, “Nordeste” e “Luar”.

A coordenação do dia convidou a jovem Roberta Agustinho (Sul 1) para que pudesse explicar quais foram os objetivos dos questionários enviados pelo Brasil em preparação à ANPJ. Os questionários ficaram dispostos em links na Internet e se destinavam aos grupos de base, assessores, dioceses, regionais da CNBB, militância, clero e centros e Institutos de Juventude. Apresentado os objetivos, os delegados/as foram encaminhados para os sete grupos de trabalhos relacionados aos questionários, para analisar e discutir as respostas enviadas e dar apontamentos.

Finalizando a manhã, a Ampliada contou com as contribuições da assessoria de Alessandra Miranda (Casa da Juventude – Goiânia/GO) e Solange Rodrigues (ISER-Assessoria). Alessandra enfatizou para que “O ver do processo convoque a projetar de forma concreta a caminhada da construção do Reino no meio da Juventude”. Na fala de Solange é reforçado que “A PJ tem uma proposta de ação evangelizadora para propor, indicar e encaminhar aos grupos. E, precisamos fazer isso muito bem!”.

A tarde iniciou com uma mesa de avaliação da caminhada da PJ Nacional. Compuseram essa mesa Renato Borges (Comissão Nacional de Assessores/as da PJ), Elis Souza (Nordeste 3), Luis Duarte (Centro-Oeste), Alex Piero (PJ Sul 1) e Felipe Freitas (Coordenação Nacional da Campanha Nacional contra a Violência e o Extermínio de Jovens).

A mesa começou com a fala de Renato sobre a ANPJ de Salgado, SE, em 2005, e ANPJ de Palmas, TO. Elis Souza trouxe em sua fala a organicidade da PJ Nacional. “Que essa organização seja missionária, participativa, com tarefas diferentes, mas, todos os papéis importantes”. Luís Duarte alertou para a importância da participação da PJ no Projeto de Revitalização Latino-Americano da PJ, proposto pelo CELAM. Ele trouxe o seguinte desafio: “Como o Brasil pode apresentar tudo que ele pode fazer para esse projeto? É um desafio!” E, na mística do caminho à Jerusalém, nos recorda que “Somos testemunhas da ressurreição, somos testemunhas da vida!”.  Alex baseou sua fala na intervenção política, focando no exercício do poder nas esferas privadas (íntimas) e públicas. Concluindo a mesa, Felipe relatou e contextualizou a Campanha.

 

Testemunha da Secretária Nacional da PJ

 

Hildete Emanuele, atual secretária nacional da PJ, começou sua fala partilhando, sua realidade, casa, família e comunidade na cidade de Salvador, BA, entre outros fatores que alicerçaram sua disponibilidade e serviço, ao longo de três anos, se doando na Secretaria Nacional da PJ. Onde, sem dúvida, foi possível acumular muitas/os rostos, cheiros, sabores, delícias, amizades, vida em doação, missão, serviço… Fazendo um depoimento do histórico do tempo de serviço na Secretaria nacional da PJ.

 

As novas proposições para a Secretaria Nacional da PJ

 

Após o testemunho, Hildete apresentou as duas indicações dos regionais da CNBB, para o serviço da Secretaria Nacional da PJ. Jovens preparados, com processo de desenvolvimento na PJ, bem como com um bom histórico de militância, permitindo acumular competências e habilidades necessárias ao serviço/missão ao qual estão se disponibilizando. Hildete leu duas cartas de apresentação, dos jovens Thiesco Crisóstomo, da cidade de Marabá, PA (Norte 2) e Gabriel Jaste, da cidade São João de Meriti, RJ (Leste 1), atualmente, ambos são da equipe nacional do projeto Teias da Comunicação. O processo de eleição do novo secretário será feito no dia 15/1.

 

Trabalho em grupo

 

À noite, os trabalhos continuaram à noite com grupos de estudo de questões-chave para a PJ Nacional: Projetos Nacionais da PJ; Setor Juventude da CNBB; Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens; Projeto de Revitalização da PJ Latino-americana; Organização e Organicidade da PJ Nacional e Intervenção política.

A proposta dos grupos era produzir três grandes desafios acerca de cada uma das questões propostas. De fato, todos os grupos foram extremamente produtivos, possibilitando uma discussão mais aprofundada e pormenorizada. Voltando à plenária, foram apresentadas as produções de cada grupo. O dia foi concluído com uma oração.

Confira na página de vídeos os resumos e depoimentos. Confira também na página de informativos todos os diários de bordo da ANPJ de Imperatriz!

Teias da Comunicação

Equipe Nacional de Comunicação da PJ "Teias da Comunicação"

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.