Cancel Preloader

Ampliada Nacional – 5º dia segundo os delegados do Sul1

O dia se inicia com a celebração dos mártires da caminhada, onde fizemos memória de todos/as aqueles/as que tombaram na construção do Reino.

Alessandra (Casa da Juventude – CAJU) inicia uma reflexão sobre a sociedade que queremos. A mesma parte do modelo de sociedade que esta vigente e que vivenciamos no dia a dia, um sistema individualista, consumista e que muitas vezes faz que percamos o verdadeiro sentido de comunidade.

Paralelamente a esta analise, Alessandra traz para contextualização o livro de Ester,  seus desafios e suas profecias. Na continuação do processo de analise, falamos sobre nossos sonhos e utopias para a construção da Civilização do Amor. Pautados/as na Civilização do Amor pudemos cochichar dois a dois sobre as seguintes perguntas: Quais os nossos projetos para o povo? e O que não abrimos mão para a construção da sociedade que queremos?

Logo depois Pe. Wandinho vai fazer uma reflexão sobre o conceito de comunidade e suas colaborações para a construção de uma igreja de comunhão e participação. Partindo dessa reflexão de comunidade chegamos ao Concilio Vaticano II, que oportunizou muitas mudanças no cenário de igreja, principalmente no que diz respeito na condição ministerial da comunidade cristã. Seguindo por este caminho chegamos as conferências de Puebla, Santo Domingo e Medelin que fazem e reafirmam a opção preferencial pelo pobres e jovens da América Latina.

Enfim chegamos a V Conferência de Aparecida que teve muita significância para o cenário de igreja no sentido de comunidade reafirmando aspectos significantes de documentos anteriores.

Já no período da tarde pudemos contemplar a iluminação bíblica da Ampliada através da Leitura Orante da Bíblia. Neste momento de contemplação da leitura, cada um/a teve seu momento individual de oração para depois partilhar em grupo e concretizar na criação de algumas orações. Após este momento rico e belo, tivemos uma linda celebração inspirada nos princípios da Pastoral da Juventude.

Enfim tivemos a oportunidade de visitar uma comunidade local, onde houve diversas apresentações de cultura popular.

Na gratuidade da Igreja que se faz sempre Jovem
Delegados / as do Regional Sul I

Teias da Comunicação

Equipe Nacional de Comunicação da PJ "Teias da Comunicação"

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.