Evangelização da juventude é prioridade
Na próxima semana, as lideranças da Diocese de Santa Cruz do Sul vão se reunir no Lançamento do Ano Pastoral, para aprofundar o tema da Evangelização da Juventude, uma vez que a juventude será prioridade na pastoral diocesana em 2011. Fazemos isso em base ao Plano Global de Formação, já que estamos convencidos de que somente uma boa formação prepara os jovens para enfrentarem a complexidade do mundo moderno, inserindo-os na dinâmica da construção da civilização do amor.
O Documento sobre a Evangelização da Juventude, elaborado com maciça participação dos jovens e aprovado pelos bispos na 45ª Assembléia Geral da CNBB em 2007, indica várias pistas de ação, entre as quais destacamos:
a) Promover e valorizar projetos e processos de educação aos valores, principalmente a educação para o amor.
b) Privilegiar processos de educação e amadurecimento na fé, com atenção à espiritualidade, formando, de maneira gradual, os jovens para a missão, a ação política e a transformação do mundo.
c) Propiciar capacitação profissional, apoio humano e comunitário, ajudando os jovens a não caírem no mundo das drogas, na violência e na criminalidade.
Espero que a programação do Lançamento do Ano Pastoral, somada aos projetos do Plano Global de Formação a serem implementados em 2011, ajudem a Igreja da Diocese de Santa Cruz do Sul a qualificar a evangelização da juventude. Convido especialmente os jovens em suas pastorais, movimentos e organismos a se empenharem no propósito de buscar uma formação permanente e atualizada, garantia de uma eficiente evangelização.
A jornada Mundial da Juventude em Madrid (Espanha), no mês de agosto, será mais um grande momento de valorização e animação do espírito evangelizador dos jovens. Queremos, com toda Igreja, participar e celebrar desta Jornada, acolhendo e assumindo as luzes, orientações e perspectivas que aparecerem.
Queridos jovens e querido povo de Deus: ao nos debruçarmos sobre a Evangelização da Juventude, façamos de 2011 um ano de graça e bênção para nossa Igreja Diocesana. Reconhecendo, valorizando e formando os jovens, estaremos renovando em cada um de nós o espírito e a alma jovem que nunca morrem.
Jovens evangelizados! Comunidades renovadas!