Ateliê sobre gênero e sexualidade
Infelizmente, as relações de gênero produzem uma distribuição desigual de autoridade, poder, dominação entre homens e mulheres, gerando preconceito e discriminação que, quando não abordadas na escola, podem continuar fazendo parte de nossos valores.
Diante desta realidade, surgiu a necessidade de se trabalhar e discutir sexualidade e gênero – com alunos e professores – em sua forma mais ampla e pragmática, dando a todos a oportunidade de amadurecimento a respeito do tema abordado, favorecendo o desenvolvimento de suas habilidades, de forma lúdica e prazerosa.
Acontecendo na prática
O ateliê é a oportunização de estratégias que facilitem a abordagem do tema de maneira prática e cativante, garantindo a alunos e professores a construção/reconstrução de seus próprios conceitos de sexualidade e gênero, constando assim de três eixos centrais: 1) atividades e conteúdos ministrados na sala de aula que servirão para a discussão do tema; 2) criação do espaço humanescente; 3) por fim, a confecção de um jornal informativo. Estes eixos foram distribuídos em etapas.
1ª etapa: começa com a exposição aos alunos e equipe pedagógica da importância de ampliar as discussões sobre gênero e sexualidade, a fim de promover mudanças significativas em nossa sociedade e amenizar as desigualdades de gênero.
2ª etapa: levar para a sala de aula textos, músicas, filmes e documentários que trabalhem a temática. Músicas: Masculino e feminino (Pepeu Gomes), Tem pouca diferença (Durval Vieira), Amor e sexo (Rita Lee e Roberto de Carvalho), A mulher que virou homem (Elias Soares e Jackson do Pandeiro), Homem (Caetano Veloso), Wake up (Hilary Duff & Dead Executives). Documentário: Identidades, gênero e diversidade sexual (Ciências Sociais/UFRN). Textos: Mulher ao espelho (Cecília Meireles), Soneto do Corifeu e Para viver um grande amor (Vinícius de Morais), Bom mesmo (Luis Fernando Verissimo). Filmes: Billy Elliot (2000), Filadélfia (1993).
3ª etapa – teatro e dinâmicas:
a) Solicitar aos alunos a criação de peças teatrais com exemplos diários de como a questão de gênero e sexualidade é retratada em nossa sociedade.
b) Pedir para os alunos tragam para a escola brinquedos que marcaram a infância de cada um deles e sugerir que eles relatem para os demais a razão da escolha daqueles brinquedos.
4ª etapa: criar um espaço humanescente dentro da escola e pôr, no mesmo, lavanda de florais e um tapete para tornar o ambiente mais acolhedor. Elaborar cartazes, destacando a temática de gênero a fim de estimular o debate e diálogo sobre o assunto.
5ª etapa: elaborar um mural expositivo com fotos e cartazes do ateliê para mostrar à comunidade escolar que a educação sexual é trabalhada de forma lúdica e prazerosa.
6ª etapa: construir com os alunos um informativo (jornal ou fanzine) explicando os objetivos do ateliê, pedir para que os alunos o distribuam e relatar como foi a experiência.
Resultados obtidos
Ampliaram-se os espaços de discussões a fim de produzir mudanças significativas em nossa sociedade, amenizando as desigualdades de gênero. Por isso, o debate sobre educação sexual abordado na escola atinge ambientes que permeiam o alunado, como a casa, a família, a igreja, o trabalho e a relação entre os amigos.
O envolvimento e a compreensão melhor do tema pelos alunos contribuiu para transformações e mudanças de posturas em suas vidas, como se refere, por exemplo, a aluna S.R., 14 anos: “Consegui superar tabus impostos na minha família como ‘homem não chora’, ‘mulher não sabe dirigir’ ou ‘só a mulher pode fazer trabalhos domésticos’.