Cancel Preloader

DIA DE SANTOS PROFETAS

 DIA DE SANTOS PROFETAS

A data de 27 de agosto marca a caminhada da Igreja do Brasil por ser o dia da Páscoa de três grandes profetas da vida do povo: Dom Hélder Câmara, Dom Luciano Mendes de Almeida e Dom José Maria Pires. Embora tenham partido em anos diferentes, a coincidência da data mostrou-se providencial. Os três tiveram muito em comum pelo testemunho de suas missões.

helder

O Santo Rebelde – falecido em Recife, no ano de 1999, Dom Hélder Câmara é o patrono brasileiro dos Direitos Humanos. Foi o grande articulador da criação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e um dos principais nomes na criação do Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM). Foi indicado várias vezes ao Nobel da Paz por sua denúncia às torturas e abusos da Ditadura Civil-Militar Brasileira. Teria possivelmente vencido, não fossem as interferências diretas do governo ditatorial para impedir essa honraria. Porém, seu estilo de vida simples e despojado jamais demonstrou qualquer interesse em premiações. Esta semana, o Vaticano deu indicativos do avanço de seu processo de canonização.

Luciano

Irmão dos Pobres – o Servo de Deus Dom Luciano Mendes de Almeida faleceu em 2006, na cidade de São Paulo. Jesuíta, foi bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo (1976-1988) e Arcebispo da Arquidiocese de Mariana/MG (1988-2006). Foi Secretário Geral da CNBB de 1979 a 1987, e presidente de 1987 a 1995. Seu trabalho foi marcado pelo cuidado aos mais pobres e pelo zelo pastoral demonstrado com as realidades mais desafiadoras, tendo multiplicado o número de casas de atendimento para idosos, crianças, jovens, homem do campo, dependentes químicos, pessoas carentes e com deficiência.

zumbiDom Zumbi – o modo carinhoso como era chamado pelo povo já demonstrava o forte caráter de sua atuação. Dom José Maria Pires ficou conhecido como o bispo da causa negra, ao trabalhar na denúncia ao silenciamento diante dos clamores dos negros e negras do Brasil. Atuou também em favor da inculturação afro na liturgia. Foi voz ativa no combate à Ditadura Civil-Militar e, à exemplo de Dom Helder Câmara, foi signatário do Pacto das Catacumbas – reunião de bispos na Catacumba de Domitila, em 1965, durante o Concílio Vaticano II. O pacto propôs uma vida de pobreza e de renúncia aos símbolos de poder, quando os pastores propuseram colocar os pobres como o centro de sua vida pastoral. Compromisso assumido e vivido na radicalidade por ele. Faleceu em 2017, em Belo Horizonte, aos 98 anos.
A Pastoral da Juventude do Brasil reza a Deus para que as vidas desses santos pastores iluminem a vida de nossa Igreja e sejam luzes de coragem para as juventudes.

Dom Hélder, Dom Luciano, Dom Zumbi, Presentes na Caminhada!

Teias da Comunicação

Equipe Nacional de Comunicação da PJ "Teias da Comunicação"

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.