Cancel Preloader

DNJ EM BARRA MANSA – RJ REÚNE MILHARES

O Dia Nacional da Juventude (DNJ) promovido pela Pastoral da Juventude da Diocese de Barra do Piraí/Volta Redonda – RJ foi comemorado com Missa presidida pelo bispo Dom João Maria Messi (OSM), com a presença de vários padres das quatro regiões pastorais da diocese e cerca de 5 mil jovens, que lotaram a Matriz de São Sebastião, Centro de Barra Mansa. 

Na homilia, Dom João acentuou em seu comentário o valor de celebrar 25 anos de realizações do DNJ diocesano e nacional como um marco histórico para a Igreja, pois manifesta um avanço em vários aspectos da acolhida aos jovens nos últimos anos. “O Senhor espera por vocês sempre e já faz 25 anos que Ele está no meio de vocês, conforme o lema do DNJ: `Muita Reza, Muita Luta, Muita Festa, em Marcha contra a Violência´. Esta é uma homenagem à grandeza da juventude e ao mesmo tempo conclama para a prevenção à violência”, disse o bispo, pedindo para que os jovens presentes se espelhassem no apóstolo Paulo que combateu o bom combate e soube dar resposta contra o mal. 

“Jovens, tornem-se corajosos como Paulo, o apóstolo que lutou sem esquecer jamais da missão confiada a ele: anunciar o Cristo em todos os lugares possíveis. Ele fez de sua vida uma entrega ao Senhor na totalidade”, destacou Dom João, lembrando os desafios de superação das drogas, dos vícios e a necessidade da vivência cristã como modelo para a sociedade.

“Estamos na igreja de São Sebastião, um jovem como vocês que enfrentou o imperador romano Diocleciano sem medo e na certeza da felicidade e honra de morrer pelo Cristo. São Sebastião, o mártir exemplar, assumiu a missão até às últimas consequências. Peço que repitam seu exemplo e não valorizem o que é passageiro nesta vida, não desperdicem a juventude com o que não promove a vida”, encerrou Dom João, parabenizando a PJ Diocesana e ressaltando a Jornada Mundial da Juventude em Madrid, 2011, e o pedido do Papa Bento XVI, na Visita Ad Limina, para que os bispos priorizem a juventude e a amem sem cessar!

 

No final da celebração foi lida a Nota da Região Pastoral Barra Mansa em relação às eleições e os compromissos que a Igreja espera que os candidatos/as assumam após serem eleitos/as. Após a missa, foi realizada a caminhada pelas ruas da cidade até o Parque da Cidade, com momentos de reflexões sobre a violência, com cruzes espalhadas pelo chão, enfocando o triste índice de homicídios de jovens na região. Na chegada da caminhada no Parque da Cidade, jovens aproveitaram o momento cantando e dançando com vários shows. 

Coordenadora da PJ e uma das organizadoras do DNJ, Luana da Silva disse que foi sua primeira experiência e valeu para adquirir bagagem e continuar animando os trabalhos de evangelização. “É gratificante a retribuição dos jovens porque sentimos a alegria deles por desfrutarem de um encontro que é, acredito, para muitos deles, inédito e quem sabe vai favorecer seu futuro engajamento eclesial mais sólido”, declarou Luana. 

O assessor e diácono, Paulo Sérgio, explicou que os 25 anos do DNJ deixaram uma grande herança de animação para os futuros jovens. “Quero lembrar que a PJ Diocesana está engajada na Campanha contra a Violência e precisamos reagir frente à cultura de morte. Uma das maneiras práticas é investir na criação de grupos de jovens com a metodologia da PJ do Brasil”, observa Paulo.

Teias da Comunicação

Equipe Nacional de Comunicação da PJ "Teias da Comunicação"

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.