DNJ na Arquidiocese de Florianópolis
Realizado em Garopaba, evento reuniu cerca de mil jovens de toda a Arquidiocese
A Pastoral da Juventude da Arquidiocese promoveu no dia 30 de outubro o Dia Nacional da Juventude (DNJ). Realizado na Escola José Rodrigues Lopes, em Garopaba, o evento reuniu cerca de mil jovens de toda a Arquidiocese. Durante o dia, eles refletiram sobre o tema “Juventude e protagonismo feminino”, e lema “Jovens mulheres tecendo relações de vida”.
Pela manhã, os jovens receberam a animada acolhida dos jovens da comunidade. Em seguida, participaram do Ofício Divino da Juventude. Apresentações teatrais e de bandas mantiveram os jovens animados durante todo o tempo. Eles ainda puderam realizar práticas esportivas e várias atividades de lazer espalhados pelo local. Houve um momento de apresentação das autoridades presentes e de agradecimento aos colaboradores.
À tarde, após o almoço, a animação continuou com apresentações teatrais e das bandas. O ponto forte foi a distribuição dos jovens em grupos para refletir sobre o tema do DNJ. Foram formados 25 grupos, em cada um foi discutido um dos dez subtemas propostos que tratavam sobre a importância da mulher na sociedade e nos ambientes eclesiais.
Para ajudar na reflexão do tema do DNJ, foram espalhados cartazes falando de mulheres que marcaram a história não só por sua atuação na Igreja, mas na sociedade de modo geral. Depois de cerca de uma hora de reflexão, um representante de cada grupo leu a síntese da reflexão.
Para Daniel Schmidt Casas, secretário executivo da Pastoral da Juventude, o evento foi muito positivo. “O DNJ mais uma vez mostrou a força e a articulação da juventude na Igreja. Além de ser um momento de confraternização, é um espaço de reflexão. E nada mais oportuno do que refletir sobre a questão feminina na Igreja e na sociedade”, disse.
Pe. Alceoni Berkenbrock, pároco anfitrião e nomeado padre referência da Juventude na CNBB – Regional Sul IV (SC), acredita que o DNJ é importante como momento de refletir sobre o trabalho. “É um fato importante de confraternização e reflexão da caminhada da Igreja junto aos jovens, que são um sinal de Deus”, disse.
Celebração Eucarística
O DNJ foi coroado com a Celebração Eucarística, realizada na Igreja Matriz da Paróquia. Distante cerca de 300 mts do local do evento, o trajeto foi realizado com uma peregrinação. Seis moças carregaram a Cruz e a bandeira da juventude, acompanhadas pelas centenas de jovens.
A missa foi presidida pelo Pe. Alceoni e concelebrada pelos Pe. Pedro Alcido, vigário, e pelo Pe. Vânio da Silva, reitor do Seminário de Teologia. A igreja, com capacidade para 800 pessoas sentadas, estava completamente lotada de jovens.
A homilia foi conduzida de forma diferente. Pe. Alceoni convidou três jovens para falarem sobre como perceberam e o que marcou o dia para elas.
Em seguida, o presidente da celebração fez uma reflexão a partir do Evangelho do Dia. “Os jovens estão no caminho certo. Devemos ver em cada um de nós o rosto de Cristo. Somente Ele é o mestre”, disse.
http://arquifln.org.br/detalhe_00500.php?cod_select=6374&cod_002=5