DNJ na Arquidiocese de Porto Velho
De forma muito alegre e festiva celebramos na Praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, às margens do Rio Madeira, o 26º DNJ com o Tema: Juventude e Protagonismo Feminino” e o lema "Jovens mulheres tecendo relações de vida" buscando inspiração no encontro de Jesus com a Mulher Samaritana (Jo. 4, 1-42).
A Juventude das mais diversas Paróquias que formam a nossa Arquidiocese foram chegando trazendo alegria, encantamento, sonhos e principalmente o desejo de Celebrar este dia tão festivo com outros jovens. O Evento teve início às 18 h com a Animação da Banda RuahSaf, e na Abertura a Apresentação Cultura realizada pelos Jovens da Paróquia N. Sra do Amparo, destacando a presença de Maria na vida da Igreja.
Esse foi um momento que reuniu as diferentes expressões juvenis das escolas, dos movimentos sociais, eclesiais – Movimento Jovem da RCC, Focolares, Pastoral da Juventude e jovens de outras religiões. Todo esse encontro se deu devido ao trabalho de divulgação realizado nas Escolas, nas Faculdades, na Mídia- Rádio TV e principalmente a articulação e o compromisso assumido por cada jovem para que esse evento acontecesse.
A Programação deste dia foi rica em apresentações culturais, muita dança, música, e a exposição do Tema sobre Violência e Extermínio dos Jovens apresentado pelo Álvaro – Assessor Nacional da PJ. E como gesto concreto, o Seminarista Fagner apresentou sobre o caso de Adriele Cruz Queiroz, uma adolescente de 15 anos, desaparecida de sua residência onde foi encontrada morta constatando-se que foi violentada de forma brutal: abusada sexualmente, esfaqueada e queimada. Entretanto este caso ainda esta sendo investigado. Prenderam um suspeito, mas o mesmo foi liberado por falta de provas. Nascida 03/10/1995 falecida em 30/06/2011.
Após essa apresentação, a Animadora do Encontro, Srta Bia, convidou todo o grupo a Cantar a Ciranda… formando um grande círculo.
Nesta data contamos com a presença das religiosas, religiosos, lideranças, famílias e a participação de nosso querido Arcebispo Dom Moacyr.
À Deus, nossa gratidão!
Nossos agradecimentos à Coordenação de Pastoral da Arquidiocese pelo apoio, aos nossos patrocinadores e a todos que contribuíram para que este evento acontecesse.