Encontro de articulação do Setor Universidades no ES
Aconteceu em Vitória (ES), no dia 03 de março, o 1º Encontro de Articulação dos Representantes das Pastorais Universitárias das quatro dioceses do sub-regional do Espírito Santo (ES). O encontro teve a intenção de constituir um pequeno grupo que dinamize, articule e facilite a comunicação entre as diferentes iniciativas e o Setor Universidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Segundo a assessora do Setor Universidades, irmã Maria Eugênia Lloris Aguado, a importância deste encontro foi conhecer a realidade, ver as iniciativas e colaborar na articulação no estado. “É importante perceber que a inquietação da Igreja se faz presente nos novos areópagos, como fala o Documento de Aparecida e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE)”.
A disposição para este primeiro encontro surgiu em novembro passado, no Congresso Mineiro Capixaba, que aconteceu na cidade de Pará de Minas (MG).
Participaram 33 pessoas das dioceses de Vitória, Colatina, São Mateus, e Cachoeiro do Itapemirim. Entre os presentes, estiveram representantes da Associação Nacional de Educação Católica no Brasil (ANEC), de faculdades Salesianas; da Universidade Estadual Paulista “Julho de Mesquita Filho” – UNESP, da Faculdade Castelo Branco; do Movimento Universidades Renovadas; Escola Superior São Francisco de Assis – ESFA; Centro Universitário do Espírito Santo – UNESC e da Paróquia de São Domingos.
Entre os presentes esteve a representante da Secretaria de Educação do Espírito Santo. “Foi importante a preocupação dela, ao mesmo tempo ela nos desafiou a travarmos diálogos mais intensos não só dentro da Igreja, mas sim com a sociedade em geral”, destacou irmã Eugênia.
O programa de atividades do dia iniciou com um momento de oração e a apresentação do Setor Universidades, organização e caminho percorrido até hoje, assim como uma breve apresentação do tripé da Pastoral Universitária: espiritualidade, ação e reflexão.
“O encontro foi realizado em um ambiente de diálogo e construção conjunta a partir das experiências que cada um foi trazendo, sendo este um dos fatores positivos salientados na avaliação do encontro. Provocou um segundo momento de partilha das experiências de cada pastoral, e de tarde, dois momentos específicos para ver, a partir do diálogo criado, os passos a serem dados em todas as dioceses e no sub-regional a fim de dar uma maior expressividade à ação evangelizadora no meio universitário”, explicou a irmã Eugênia.
Entre as propostas apresentadas pelas dioceses a necessidade de fortalecer a base, mapeando e conhecendo as ações já existentes; formar equipes de coordenação diocesana que façam contato com as Instituições que ainda não se fizeram presentes, e promover encontros diocesanos. Como proposta para o sub-regional criou-se um grupo coordenador que realizará dois reuniões menores e um encontro anual. Lançou-se a proposta de acolher o próximo Congresso Mineiro Capixaba em 2014, depois da JMJ em 2013.
O sub-regional relembrou, em certo momento da reunião, que durante os anos de 1996, quando a população do estado lutava por uma Universidade Federal, um dos poucos agente que apoiava a iniciativa era a Pastoral Universitária.
“A realidade deste sub-regional é que o aumento das Faculdades e o acesso aos estudos superiores modificaram e afetaram a realidade familiar e até as práticas religiosas. No interior do estado não é possível celebrar durante a semana, pois estão na faculdade estudando. Os adultos, pais e mães de família, de meia idade, estão começando a estudar e fazer mestrado modificando a cultura familiar provocando o choque cultural. É preciso que o Setor Universidades tome consciência destas novas realidades que esta mudando a cara da família brasileira”, finalizou irmã Eugênia.