ENPJ: Conheça a metodologia do Encontro
Por Kelton Pinho e Vitória Correia
Faltando menos de duas semanas para o 12º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ), a equipe de Metodologia já tem o planejamento de todos os oito dias do maior encontro da juventude pejoteira do Brasil. A programação contará com momentos dentro e fora da Universidade Federal do Acre (Ufac) e acontecerá durante os três turnos do dia.
Os oito dias de programação foram pensados a partir do encontro de Jesus com a samaritana, descrito no trecho bíblico que ilumina o Encontro (Jo 4, 5-42). Segundo a referencial local da equipe, Thalita Vasconcelos, a partir da definição dos objetivos gerais, específicos e eixos orientadores que são: teológico feminino, direitos humanos, celebrativo, utópico-revolucionário e o eixo da missão, a programação foi criada juntamente com os referenciais nacionais da equipe.
“Construímos a programação dentro dos passos metodológicos ver, julgar e agir, tendo a cada dia do Encontro um trecho e a palavra-chave para orientar e provocar teológica e metodologicamente”, afirmou ela.
“Também pensamos nas pessoas que irão contribuir nas mesas, o que chamamos de ‘diálogos à beira do poço’, bebendo da mística de Samaria, sendo espaços fecundos de encontro e partilha de experiências e saberes”, ressaltou Thalita.
Ainda segundo a referencial, o Encontro terá uma novidade dentro da programação. “Outro ponto importante é o lançamento da Campanha Nacional de enfrentamento aos ciclos de violência contra a mulher, que foi um encaminhamento da última Ampliada Nacional e conta com uma equipe que já vem construindo durante este ano os passos a serem dados e a programação específica para o dia dentro do ENPJ”, finalizou.