Cancel Preloader

“Família” é tema da 2ª etapa do Curso de Afetividade

De 08 a 10 de abril, aconteceu, na Casa da Juventude, a 2ª etapa do Curso de Afetividade e Sexualidade, que trabalhou o tema “família de origem”, contando com a participação de jovens de várias localidades.

Image

O objetivo da etapa foi resgatar a história da constituição das famílias dos/as participantes, fazendo memória do namoro, casamento dos pais e concepção, gestação e nascimento dos/as cursistas/as.

Os/as jovens foram acolhidos/as pela equipe do curso com músicas e com lembranças de nascimento. No momento inicial aconteceu uma dinâmica de partilha e resgate da história familiar de cada um/a, na qual os/as participantes conversaram sobre suas vivências em comum.

No sábado os/as jovens vivenciaram várias experiências em tendas para reviver o tempo da infância. Também foi realizado um diálogo para elaborar e compreender a passagem da infância para a adolescência, além de uma breve apresentação das teorias psicológicas sobre o desenvolvimento infantil, tendo como referências: Freud, Erikson, Piaget, Vygotsky, entre outros.

Os/as participantes também assistiram ao filme “Crianças invisíveis”, identificando e compreendendo as várias realidades de crianças em diversos países como Brasil, China, Estados Unidos etc. Após o filme, cada um/a relatou suas percepções do mesmo. O grupo também participou de uma vivência para favorecer a compreensão dos assuntos trabalhados, sensibilizando a todos/as no sentido da acolhida e da partilha das histórias de vida.

Durante a noite de sábado, os/as participantes se confraternizaram num momento de integração. No domingo aconteceu uma conversa sobre a importância da brincadeira na infância e sobre “o luto da infância”. A etapa foi encerrada com a avaliação e com um almoço.

Segundo um dos participantes da etapa, o tema família foi importante para que ele fizesse reflexões sobre si mesmo e seu papel dentro da sua família. “Pensei muito sobre o meu papel e o sobre o que estou contribuindo no bom relacionamento da minha família. Constatei que preciso ainda mais me aprofundar no contato com minha mãe e com meus irmãos. Para mim, esse grupo está inspirando confiança…”, afirmou.

Image

Para outra jovem, esta etapa contribuiu de forma intensa, ativa e prática nas questões vivenciadas por ela. “Mais uma vez vivenciei um misto de angústia e alegria. Percebi que a partir de agora preciso olhar a família e para o meu papel nela de uma outra forma. Agradeço a toda equipe e ao meu grupo de vivência pelo apoio, suporte e compreensão”.

Outro participante relata: “As vivências da minha infância podiam parecer pequenas ou sem importância, mas sei que, na verdade, foram momentos fortes e marcantes… Esta etapa foi muito importante, pois me lembrei dos meus amigos, da minha família, da minha cidade… Participar do Curso de Afetividade está sendo uma experiência muito intensa e positiva.”

Image

 


Teias da Comunicação

Equipe Nacional de Comunicação da PJ "Teias da Comunicação"

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.