Instituto Catarinense de Juventude
Um Novo Sol!
INSTITUTO CATARINENSE DE JUVENTUDE INICIA PROCESSO DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
Nos dias 25 e 26 de agosto de 2012, a equipe de coordenação do ICJ – Instituto Catarinense de Juventude realizou sua primeira reunião. Em pauta, o processo de planejameto do Instituto, a partir dos debates realizados na Assembleia de Fundação.
Com assessoria de Geraldo Pires, secretário-executivo da Casa da Juventude do Paraná e associado do ICJ, a reunião foi conduzida na metodologia ver-julgar-agir.
No primeiro momento – ver – foi feito o olhar sobre os passos dados pelo Instituto até agora, bem como sobre a realidade da juventude, desafios e possibilidades de atuação para transformação social.
O segundo momento – julgar – foi realizado com o debate sobre o papel do Terceiro Setor, a partir do texto "500 anos de lutas sociais no Brasil: movimentos sociais, ONGs e terceiro setor", de Maria da Glória Gohn. Nesse contexto, refletiu-se a identidade do ICJ e os desafios de ser uma organização do terceiro setor com uma postura crítica perante a realidade social.
Já no terceiro momento – agir – refletiu-se sobre os próximos passos a serem dados. A coordenação optou por desencadear um processo de planejamento participativo, que iniciará com escuta à jovens e a militantes e a assessores de organizações juvenis, por meio de rodas de conversa e questionários, culminando na conclusão do planejamento na Assembleia Anual do ICJ, em março de 2013.
Para a coordenadora do Instituto, Elena Casagrande, a “reunião foi de fundamental importância para a caminhada do Instituto, a metodologia adotada demonstra o que o realmente o ICJ pretende ser, um instrumento dinâmico, participativo, de transformação social a serviço da juventude”.