JMJ na 50ª Assembleia Nacional dos Bispos
Bispos reunidos em Aparecida do Norte para evento promovido pela CNBB poderão ter mais informações e tirar suas dúvidas sobre a Jornada Mundial da Juventude Rio2013, na sessão plenária a ser realizada na manhã de hoje, 25 de abril. Os organizadores da 50ª Assembleia Nacional dos Bispos cederam o espaço de uma hora na programação para a apresentação de temas relativos à Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude (CEPJ) e a JMJ.
O primeiro momento da apresentação será dedicado à Comissão para a Juventude, que está perto de completar um ano de existência. A segunda parte, a ser apresentada pelo presidente do Comitê Organizador Local (COL) e arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, vai abordar questões bem práticas a respeito da JMJ Rio2013. De acordo com o diretor do Setor de Comunicação do COL, padre Marcio Queiroz, o objetivo é fornecer informações precisas acerca do processo de inscrição para o evento, cadastro de voluntários, hospedagem, transporte, alimentação. Por fim, os participantes poderão fazer perguntas e tirar suas dúvidas.
Igreja volta os olhos para os jovens
A conversa com os bispos será iniciada com a fala de Dom Eduardo Pinheiro, presidente da CEPJ. Para ele, “A Jornada deve ser inspiração, luz… Ela deve ajudar a desenvolver a pastoral juvenil em nível nacional, nível diocesano, local, regional”, explicou.
Dom Eduardo também salienta a importância do envolvimento dos párocos na promoção de ações que não apenas divulguem a realização da JMJ Rio2013, mas que possam estimular a integração dos jovens na Igreja. “Tenho enviado cartas aos párocos mensalmente. Se eles estiverem motivados em relação às ações para juventude, as coisas acontecem”, acredita. Ele destacou que nas cartas em maio vai tratar de Maria e de Pentecostes. Sua ideia é incentivar que as paróquias deem atenção especial aos crismandos, dando espaço às propostas criativas, inovadoras, proféticas voltadas à permanência desses jovens na Igreja.
Ainda na apresentação da JMJ Rio2013 para os bispos, o assessor nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, padre Carlos Sávio da Costa Ribeiro, vai falar sobre as movimentações em torno da preparação da Jornada, particularmente da peregrinação da Cruz e do ícone de Nossa Senhora, e o evento Bote Fé.
A Semana Missionária é outro assunto a ser tratado no plenário. O que nas jornadas anteriores ficou conhecido como ‘Pré-Jornada’ ou “Dias nas dioceses’, no Brasil, será chamado de Semana Missionária. “Estamos preparando os dias que antecedem à Jornada conectados com a realidade da América Latina e em conformidade com o Documento de Aparecida.”, explicou padre Sávio.