Cancel Preloader

JMJ Rio 2013 apresentada à imprensa mundial em Roma

foto_02042012114813A comitiva do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013 participou na manhã desta segunda-feira, 2 de abril, de uma entrevista coletiva na Sala de Imprensa da Santa Sé.

Estavam presentes o presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Rylko, o presidente do COL e arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta e o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro.

Os responsáveis pelo COL estavam em Roma para o Encontro Internacional sobre as JMJs, realizado entre os dias 28 de março e 1º de abril, em Rocca di Papa, e para uma série de reuniões com o PCL sobre a Jornada do Rio.

O Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanislaw Rylko, lembrou as palavras de Bento XVI ao afirmar que “as JMJ’s fazem com que nasça um novo modo, rejuvenescido de ‘ser’ cristão. E esta é uma grande tarefa que o Papa coloca para as JMJ’s. Por isso o esforço de toda a Igreja para realizar as Jornadas”.

Cardeal Rylko destacou ainda que a JMJ foi verdadeiramente uma intuição profética do Beato João Paulo II e que fez uma revolução no campo da pastoral juvenil. No dia de hoje a Igreja recorda os sete anos da morte de João Paulo II, que foi o idealizador das Jornadas Mundiais da Juventude.

Despois de 26 anos da JMJ de Buenos Aires, a primeira edição em nível mundial do evento, a Jornada retorna a América Latina, para o encontro no Rio de Janeiro em 2013 e se insere no contexto da missão continental proposta pelos bispos do CELAM durante o encontro de Aparecida em 2007.

“Os jovens necessitam estar enraizados na fé e na grande família da Igreja para contribuir cada vez e melhor com a sociedade”, disse Dom Rylko ao lembrar que a Rio2013 acontecerá durante o Ano da Fé e como a JMJ tem como finalidade justamente o crescimento da fé entre os jovens do mundo para a missão.

Ao se pronunciar, Dom Orani destacou que todas as informações relativas à Jornada podem ser vistas no site oficial e que as inscrições para a JMJ Rio2013 deverão estar abertas a partir de julho de 2012.

“A JMJ vem justamente num momento em que a Igreja celebra o Ano da Fé e, por isso, é uma oportunidade para oferecer também às novas gerações um crescimento em valores cristãos como a solidariedade, justiça, esperança e coragem”, afirmou.

Na mesma manhã, o Santo Padre recebeu em audiência cerca de 5 mil jovens da Arquidiocese de Madri, acompanhados do arcebispo, Cardeal Antonio María Rouco Varela, que peregrinaram a Roma para agradecer ao Papa pela JMJ de Madri.

Do site oficial JMJ Rio2013

Teias da Comunicação

Equipe Nacional de Comunicação da PJ "Teias da Comunicação"

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.