João Pedro, presente!
“Maldita toda violência que devora a vida pela repressão”
Pai Nosso dos Mártires – Cirineu Kuhn
João Pedro Mattos, 14 anos, morreu na noite dessa segunda-feira (18), no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro. Negro, adolescente e da periferia. Baleado em uma operação das polícias federal e civil dentro de sua própria casa. A família só soube que ele estava morto hoje. O corpo foi levado pelos policiais de helicóptero.
Em meio à dor de mais uma vida jovem ceifada pela violência, a Pastoral da Juventude do Brasil manifesta seu pesar e luto junto aos familiares e amigos de João Pedro. Na esperança pascal que move nossa fé, rogamos para que ele seja abraçado na Vida Plena do Reino.
É também no sentido de revolta e compromisso radical com o Evangelho que ecoamos a nota da Pastoral da Juventude do Regional Leste 1 (RJ) que, além de manifestar sua solidariedade, questiona e clama por justiça diante de tantos fatos que, repetidamente, revelam que as vítimas da violência no país tem cor, classe e endereço. Pretos, pobres e periféricos, nas mais diversas comunidades, favelas, becos, baixadas e beiradões.
Lembramos o grito que continua presente no memorial de nossa mística: CHEGA DE VIOLÊNCIA E EXTERMÍNIO DE JOVENS! Não podemos e não vamos nos calar.
João Pedro, presente na caminhada!