"Pois aqui viemos festejar, render graças a vida nesta hora"
Na cidade de Cuiabá/MT nos dias 23 – 24 e 25 de Julho foi realizado o Seminário Arquidiocesano Na Trilha do Grupo de Jovens. Participaram da atividade aproximadamente 50 adolescentes e jovens da Pastoral da Juventude e movimentos juvenis. Também estavam presentes jovens das Dioceses vizinhas: Sinop e Cárceres.
O Seminário teve como objetivo reunir lideranças dos grupos de jovens com a finalidade de fazer o levantamento da realidade da vida dos grupos com os seus desafios e sonhos, fazendo um caminho que possibilite potencializar as ações, apresentando como caminho a coleção Na Trilha do Grupo de Jovens, instrumento de capacitação dentro do processo de educação na fé na vivência dos/as adolescentes e jovens reconhecendo as dimensões integrais da pessoa. As assessoras da etapa foram Alessandra e Kelly, da Casa da Juventude- CAJU.
Já na chegada dos/as jovens, muita festa, alegria do reencontro e descobertas novas. Com beleza todos/as foram acolhidos/as na alegria das chegadas e presença de cada um/a: “A sala ta cheia minha gente, como é que eu entro agora. Eu entro, meu Deus eu entro, com Deus e Nossa Senhora”. Os/as jovens experimentaram três momentos durante o seminário: 1) falas sobre a vida de cada um e cada uma; 2) realidade dos grupos, o que fazem, como fazem, quais os desafios e alegrias; 3) percepção do ponto de partida (realidade), ponto de chegada (sonho) e o caminho a ser percorrido, alterando a realidade e alcançado os sonhos.
Durante todo o seminário o subsidio Na Trilha, possibilitou visitarmos o caminho bíblico, percebendo os lugares por onde Jesus passou e que significados estes lugares trazem para os projetos e sonhos dos/as jovens no seguimento de Jesus de Nazaré. Os/as jovens também identificaram em que momento o grupo se encontra e em qual dimensão é necessário investir para a dinamização do mesmo.
Os coordenadores e assessores arquidiocesanos também refletiram sobre o serviço que tem desenvolvido, apontando para o cuidado e atenção no acompanhamento aos grupos de jovens, fazendo o caminho com eles e elas, possibilitando o processo de formação.
No sábado à noite foi feito o lançamento da Campanha Nacional Chega de Violência e Extermínio de Jovens, este momento marcou de uma maneira muito sensível e concreta a todos nós, de maneira lúdica e criativa os/as jovens deixaram as marcas das mãos vermelhas nas bolsas (que receberam no Seminário) denunciando e liberando o grito: Chega de Violência contra os/as jovens, queremos paz, chega de jovens mortos. Em ciranda todos/as dançaram nesta esperança mobilizadora a favor da Campanha em defesa da vida dos/as jovens.
Alimentamos a espiritualidade, rezamos, partilhamos a vida, a comida, os sonhos, as angustias e os projetos. Demos graças à Deus pela vida, pelas oportunidades, pelos dons. Encerramos enviando os/as jovens para uma Nova Jornada que irão começar, animados/as, reencantados/as pela causa da juventude, com sonhos de grupos de jovens proféticos e libertadores na utopia da Civilização que acreditamos e lutamos: a Civilização do Amor.
- Alessandra Miranda e Kelly Cristina
Núcleo de Formação e Assessoria da CAJU
|