Cancel Preloader

Oficinas “Economia Solidária” e “Juventude e Cidadania”


 

De 06 a 08 de maio, a Casa da Juventude Pe. Burnier realizou a 1ª etapa das Oficinas “Economia Solidária” e “Juventude e Cidadania”, contando com a participação de 62 jovens de vários grupos – pastorais de juventude, associações, cooperativas, centros de formação, universidades etc e de várias regiões do país – Goiás, Brasília, São Paulo e Santa Catarina.


Image

O professor Dr. Flávio Sofiati, da Faculdade de Sociologia da UFG, trabalhou o tema “Democracia Brasileira e o Processo de Democratização no Brasil”, buscando entender como o controle social e a efetivação de políticas públicas são importantes para a superação das desigualdades na sociedade atual. Segundo o assessor, o papel do eleitor não é só votar, mas atuar de forma presente acompanhando as ações, propostas e projetos defendidos pelos políticos através do controle social.

Já a Oficina de Economia Solidária contou com a assessoria da Ir. Rita Kallabis, Doutoranda na UNICAMP e professora de Economia na UFG, trabalhando o tema “Introdução à Economia Solidária e Auto-Gestão”. Segundo a assessora, a economia solidaria vem contrapor, de forma revolucionária, à economia vigente no sistema neoliberal.

Ela é uma prática assumida por várias pessoas e projetos e é um dos pilares na construção de outro mundo possível, gerando novas relações de consumo, de produção, de cooperação e de partilha de bens, onde todos/as são beneficiados/as. Durante a oficina, os/as jovens também puderam observar experiências práticas de diversos projetos solidários existentes no Brasil.

Durante a abertura das oficinas, os/as jovens participaram ainda do Seminário “Economia Solidária e Políticas Públicas na Construção de Outro Mundo Possível”, contando com a conferência do professor Dr. Carlos Rodrigues Brandão.

Segundo os/as jovens participantes, conhecer experiências práticas de economia solidária e de controle social animou suas ações e expectativas, já que eles/as perceberam que outra economia e outro tipo de acompanhamento político são possíveis, desde que haja participação e mobilização coletiva.

A próxima etapa das oficinas acontecerá de 01 a 03 de julho, com destaque para o Seminário realizado no dia 01, com o tema “Educação Popular e Políticas Públicas”, que será aberto ao público. Participe! Mais informações: cidadania@casadajuventude.org.br.

Image


Image

Teias da Comunicação

Equipe Nacional de Comunicação da PJ "Teias da Comunicação"

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.