PJ de Aracaju (SE) realiza 1º Encontro de Lideranças
A Pastoral da Juventude (PJ) organizou seu 1º Encontro Arquidiocesano de Lideranças, na Arquidiocese de Aracaju. A atividade aconteceu na Paróquia Nossa Senhora das Graças, localizada na Avenida Lamarão, durante o dia 19 de abril. O Encontro teve como ideias norteadoras:
Tema: Juventude: Como podemos ter vez, voz e lugar?
Lema: “Jovem no Brasil não é levado a sério!”
Iluminação Bíblica: “Anunciem a Boa Notícia a toda a humanidade.” (Mc 16, 15b)
O encontro utilizou a metodologia da Igreja do Ver-Julgar-Agir e se dispôs a conhecer, analisar e atuar diante da realidade à qual a maioria dos nossos jovens está entregue, que é a violência, descaso dos poderes públicos, famílias desestruturadas, pobreza, fome e medo. Tendo como um dos eixos o posicionamento e reafirmação da Igreja Católica contra a redução da maioridade penal para 16 anos.
No momento metodológico do “Ver”, partilhamos sobre a realidade da juventude, o que ficou muito forte nesse momento foi a ênfase dada ao fato de que a mídia mente e distorce muitas informações, pretendendo gerar medo na população e encobrir a verdade. Além das muitas falas sobre a extrema distância existente entre os membros de uma mesma família, onde os pais não participam da vida dos filhos, por conta disso, essas crianças e jovens só recebem educação da rua e da televisão. Outro ponto importante foi o descaso do governo nos âmbitos municipais, estaduais e nacionais, que negam qualidade de vida ao povo, deixando-o passar uma série de necessidades.
No “Julgar”, iluminamos as nossas vidas através do Santo Evangelho e das palavras da Santa Mãe Igreja. Nesse momento, conversamos sobre como cada jovem presente vê a redução da maioridade penal e a violência em que a sociedade vive. O posicionamento da Igreja e da Pastoral da Juventude foi reafirmado, apresentamos nossa defesa da vida dos jovens e o porque de sermos contra à redução da maioridade penal.
Depois de observar a realidade em que a juventude está vivendo e entender um pouco mais de perto essa situação de descaso e abandono, trouxemos o diálogo para os grupos de jovens da nossa Arquidiocese de Aracaju. No momento do “Agir”, ouvimos e pensamos juntos sobre os problemas presentes na evangelização da juventude, cabendo agora pensar estratégias para atender a essas necessidades e cada dia mais afirmar que o jovem é o melhor meio para evangelizar outro jovem.
A Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Aracaju agradece as lideranças que se fizeram presentes, caminhando juntos só colheremos bons frutos da nossa juventude e dos nossos grupos de jovens. De um modo Especial, agradecemos ao Padre Vágner Santos e ao grupo de jovens Cristo em Nós, por toda dedicação e carinho na construção do encontro, o acolhimento de vocês é cativante! A juventude católica se dedicando cada vez mais à evangelização.
Fonte: Pastoral da Juventude – Arquidiocese de Aracaju