PJ NA 3ª CONFJUV
Brasília, 15 de dezembro de 2015.
“Cremos ardentemente num céu novo e numa terra nova.
E pedimos com insistência que a Civilização do Amor seja muito em breve
realidade entre nós” (Credo da Civilização do Amor)
Queridas PJteiras e queridos PJteiros!
É amanhã que inicia a etapa nacional da 3ª Conferência Nacional de Juventude, construída coletivamente pelo Conselho Nacional de Juventude e Secretaria Nacional de Juventude. É amanhã também que vamos nos encontrar presencialmente para celebrarmos o processo que construímos durante esse ano enquanto Pastoral da Juventude.
Optamos por propor um processo simples, mas que movimentou as jovens e os jovens da PJ no Brasil inteiro, desencadeando uma participação ativa, comprometida e empoderada. Não deixa de ser simbólico o fato de termos mais de 120 delegadas e delegados, vindo de todos os cantos do Brasil.
Nesse processo elaboramos uma cartilha para orientar sobre a conferência e sobre a nossa participação nela, elegemos bandeiras prioritárias, construímos rodas de conversa, roteiro de um Ofício Divino da Juventude, e bolamos uma identidade visual para carimbar nossa participação.
Não podemos deixar de ressaltar uma experiência fantástica que construímos junto com a Pastoral Carcerária: conferências livres em presídios, onde dialogamos com mais de 500 jovens, homens e mulheres, que estão presos/as. Foram feitas discussões em torno dos onze eixos do Estatuto da Juventude.
Ajudamos nos repasses das informações e orientações, e no diálogo interno junto à Comissão Organizadora Nacional, da qual fazemos parte contribuindo diretamente no GT de Metodologia.
Nosso projeto de Brasil, acreditando que aqui também chão onde ajudamos a construir sinais do outro mundo possível, é muito claro. Não queremos nada menos que o Reino, e para ele, tudo de nós.
A nossa marca na conferência é a defesa da vida de nossas juventudes, especialmente as marginalizadas, excluídas, empobrecidas. Nosso compromisso evangélico nos exige coerência e firmeza nessa defesa.
No mais, desejamos que tenham uma boa viagem as e os jovens que estão à caminho de Brasília, e desde já, o abraço do (re)encontro já é certo. Boas vindas ao chão central do Brasil, nossa capital federal!
A quem não participará presencialmente da Conferência, pedimos que estejam em sintonia, acompanhando e ajudando a pressionar via redes sociais.
É a #PJna3ConfJuv!
Obrigada por estarmos juntas e juntos nessa! Beijos no coração!
Aline Ogliari, no serviço da Secretaria Nacional da PJ