Cancel Preloader

PJ participa do 10º Acampamento da Juventude na Romaria da Terra do RS

 PJ participa do 10º Acampamento da Juventude na Romaria da Terra do RS

Romaria da Terra

Nos dias 15 e 16 de Fevereiro, a Pastoral da Juventude do Rio Grande do Sul participou do 10º Acampamento da Juventude, no Módulo Esportivo Municipal de David Canabarro, Arquidiocese de Passo Fundo.O Acampamento fez parte da Programação da 38ª Romaria da Terra e contou com mais de 450 participantes de todo o estado, integrantes de organizações da Igreja Católica, como Pastoral da Juventude e Pastoral da Juventude Rural, além de jovens de movimentos sociais como Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST) e Levante Popular da Juventude.

Ao longo dos dois dias do acampamento, nos trabalhos foram realizadas reflexões a respeito do tema da Romaria da Terra deste ano -Sucessão Rural Familiar, Políticas Públicas e Sustentabilidade Social – e a permanência do jovem no campo. Para isso, no primeiro dia do acampamento foram realizados debates sobre sustentabilidade, direitos humanos, gênero e modelos de produção.Na segunda-feira, durante a manhã, os jovens, divididos em grupo, puderam continuar e aprofundar as discussões sobre os referidos assuntos, enquanto a tarde foi direcionada a realização de oficinas como teatro e juventude rural, mística e espiritualidade das causas sociais, abelhas nativas, filtro dos sonhos, agitação e propaganda, sistemas agroecológicos e frutas nativas, necessidades e desejos da juventude rural, culturas de paz, juventude e reforma política, cooperativismo e sindicalismo, produção de insumos alternativos e economia popular solidária.

Para Cristiano Pasa, jovem que participou e auxiliou na animação do acampamento, “essa juventude ousa sonhar. Deseja viver em um mundo sem alimentos transgênicos, onde a diversificação de culturas seja a ideal e tenha terra para todos que desejam viver dela e nela cultivar produtos saudáveis, gerando mais qualidade e saúde para o povo urbano e rural. Um mundo onde os jovens e as mulheres tenham igual direito de decisão na propriedade agrícola. Esses jovens sonhadores se encontraram no 10º Acampamento da Juventude em David Canabarro e ali comungaram destes sonhos, que por olhar são utópicos, porém com a disposição, garra e fome de igualdade que essa juventude tem, isso pode se tornar realidade. Viva a juventude! Juventude que sempre luta pela mudança para melhor para eles e todo o povo”.

Romaria da Terra 1

Já na terça-feira, dia 17 de Fevereiro, os jovens participantes do acampamento deslocaram-se até a Igreja Matriz de David Canabarro, onde acolheram aproximadamente 12 mil pessoas de diversas regiões do estado, que foram até o município para participar da 38ª Romaria da Terra. Partindo da Igreja Matriz, os romeiros e romeiras seguiram um percurso de cerca de 2 km até o Módulo Esportivo Municipal, onde participaram de uma celebração presidida por Dom Antonio Carlos Altieri, Arcebispo da Arquidiocese de Passo Fundo.

Tanto a Romaria da Terra quanto o Acampamento da Juventude são eventos tradicionais e muito importantes para a Igreja do Rio Grande do Sul. É um momento único, que representa a luta pelos direitos da terra, a defesa da agricultura familiar e a produção saudável de alimentos orgânicos. A próxima edição do Acampamento e da Romaria será em 2016, no município de São Gabriel, que pertence à Diocese de Bagé.

Teias da Comunicação

Equipe Nacional de Comunicação da PJ "Teias da Comunicação"

Postagens relacionadas

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.