SEMANA DO JOVEM LÍDER EM MANAUS/AM
A PJ da Arquidiocese de Manaus está realizando sua VI Escola de Formação de Lideranças. Esse ano adotamos como Nome: SEMANA DO/A JOVEM LÍDER – SJL. A idéia é aproveitar o fim do período de Férias e ajudar na formação de novas lideranças. A SJL durante os dias de semana aconteceu a noite das 18h30 às 21h00 para ajudar aos jovens que trabalham durante o dia a participarem também. Além de jovens da Arquidiocese de Manaus, estavam presente um jovem da Diocese de Parintins e nove jovens da Prelazia de Itacoatiara das cidades de Itapiranga e Itacoatiara.
Os três primeiros dias foram formadas 6 turmas com em média 20 jovens por turma, totalizando 130 jovens participantes. Os temas abordados foram:
1. A Essência da PJ – Seguimento de Jesus Cristo, onde foram trabalhados a missão e identidade – assessorado por Pe. Alcimar (Assistente Eclesiástico da PJ de Manaus), Jonas Araújo, Andrea Henrique e Gustavo;
2. A Liderança de Jesus Cristo – Onde trabalhamos aspectos de liderança e sobre metodologia – Assessorados por Paulo França e Ronaldo Gomes;
3. Espiritualidade Pastoral – abordando a Figura de Jesus Cristo como o Bom Pastor que cuida de suas ovelhas como maior mística da PJ – Assessorados por Emanuel Saraiva e Edney Santos.
“A Participação da Juventude foi intensa e ver novas lideranças surgindo dos grupos de base é sempre um sinal de vida pra PJ” – comentou Emanuel Saraiva ex-Assessor Regional da PJ Norte 1.
As Orações iniciais eram finalizadas com a abertura de uma janela que trazia a mística trabalhada em cada dia. Na Segunda abrimos a janela da LIDERANÇA. Na terça a Janela da ESSENCIA. Na quarta a Janela da ESPIRITUALIDADE. Na quinta Janela da SUBJETIVIDADE e na Sexta a Janela do DESAFIO.
Recebemos a visita surpresa do Pe. Hilário Dick , SJ, nos grupos durante as formações de quarta-feira. Ele observou a garotada, pois na quinta e na sexta iria trabalhar em forma de Seminário com toda a galera no Auditório Mãe Paula do CEFAM.
Na Quinta a galera da equipe de Liturgia trouxe a figura indígena como principal característica do povo local. Acolhemos o grande Hilário com um Toré indígena e oferecemos para ele um Cocá e um colar indígena para o mesmo fazer parte de nossa Tribo dos Amazônidas na SJL.
Na Sexta, Hilário abordou a questão do Desafio da Evangelização da Juventude apresentado como marco significativo o DIVINO NO JOVEM. A garotada adorou a presença dele, com várias fotografias e palavras de carinho. “É lindo que uma pessoa que trabalhe a mais de 40 anos com jovens ainda tenha tanto amor pela juventude” – comentou a jovem Marlúcia da Prelazia de Itacoatiara que esteve presente com jovens da Arquidiocese de Manaus na SJL.