1º Reunião Ampliada da PJ de Ji-Paraná/RO de 2012
A Pastoral da Juventude da Diocese de Ji-Paraná realizou a primeira de suas três Reuniões Ampliadas de 2012. Contando com quatro membros da Comissão Diocesana de Assessores, com jovens Coordenadores Diocesanos de treze paróquias e o Secretariado Diocesano, fizeram-se importantes deliberações e encaminhou-se o Plano 2012.
A Ampliada de Aparecida se realizou nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2012, no Centro de Formação da Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Rolim de Moura/RO. Os participantes da reunião contaram com a acolhida dos jovens da paróquia que prepararam a infraestrutura e boas-vindas do local.
Os trabalhos foram iniciados no dia 11, sábado, às 9h da manhã com café da manhã e em seguida oração, apresentações e boas-vindas, concluindo o bloco com a leitura e aprovação da ata da última ampliada. Passou-se às partilhas das paróquias e regionais diocesanos, sendo possível lançar mais entendimento de problemas que afetam essas realidades. Ao todo treze paróquias representadas por seus Coordenadores/as Diocesanos/as e, nestes contemplando ainda, os seis regionais da Diocese.
Tendo em vista que esta é a primeira reunião ampliada do ano, assim como no ano anterior foi apresentado pelo Secretariado Diocesano um esquema possibilitando visualizar as estruturas que compõem a PJ Diocesana e suas respectivas funções. Isso é interessante particularmente para novos coordenadores/as, no entanto apenas um novo coordenador foi constatado, sendo os demais os mesmos/as, pois não houve eleições nas suas paróquias no final do ano anterior. A apresentação serviu, porém, para frisar essas informações a todos/as.
Discutiu-se, com maior ênfase, nesta apresentação a o ministério de assessoria, sua função e as dificuldades com relação a isso. Esta parte também foi dinamizada com a identificação do assessor/a como “Anjo da Guarda” e para dar maior clareza ao seu papel designou-se cada um e cada uma dos/as presentes como Anjo da Guarda de outrem, de forma que todos/as fossem anjos e protegidos/as ao mesmo tempo. O uso desta mística também teve a finalidade de estreitar relações e dar maior integração ao grupo.
Após o almoço discutiu-se a Formação para Assessores a se realizar entre os dias 13 a 15 de abril próximo. Encaminharam-se os nomes dos assessores indicados: pe. Silva e ir. Sidéuzia, sendo que a esta última já confirmou de imediato sua disponibilidade. Relembraram-se regras de participação, já definidas anteriormente, e encaminharam-se funções de infraestrutura.
A ADPJ foi encaminhada, escolhendo-se entre os presentes interessados/as em compor a equipe de metodologia. Os trabalhos dessa equipe deverão estar prontos para próxima Ampliada onde serão submetidos à apreciação dos/as coordenadores/as diocesanos/as e receberão encaminhamento após homologação ou modificações.
Juliane deu continuidade apresentando um quadro-geral da situação financeira da Tesouraria Diocesana da PJ. O Caixa de Recursos Próprios encontra-se com saldo positivo muito bom, possibilitando ter um capital de giro para o repasse de subsídios às paróquias, bem como materiais de Atividades Permanentes e outros materiais, além de emergências. O valor em caixa também contempla um projeto próprio, não encaminhado para ser subsidiado pelo CAE diocesano, no entanto estes são encaminhados para aprovação do Secretariado Diocesano de Pastoral.
Quanto a IX Assembleia Regional da Pastoral da Juventude – ARPJ, Luciano partilhou a situação da Arquidiocese de Porto Velho que iria acolhê-la e informou como está se encaminhado a questão.
Após o lanche, o Secretariado Diocesano da PJ apresentou sua proposta de missão junto às paróquias desarticuladas ou com graves problemas que impeçam a caminhada. A apresentação da proposta não teve em vista aprovação dos coordenadores/as, apenas cientificá-los e conclamá-los para auxiliar a execução deste, particularmente através das estruturas regionais onde estão essas paróquias.
Ao final do dia foi discutida a Passagem da Cruz em nossa Diocese, informando sobre o andamento deste processo e tirando dúvidas, bem como partilhando os trabalhos de cada regional.
Também foi discutida a Jornada Mundial da Juventude, com relação aos trabalhos das paróquias com relação à participação no evento em 2013 e a respectiva organização que isso demanda.
À noite, após banho e jantar, o Grupo de Jovens Jipe acolheu os presentes na praça da comunidade matriz, com apresentações teatrais e atividades de integração.
No domingo os trabalhos se centraram na partilha do 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude – ENPJ – e na apresentação do subsídio “Somos Igreja Jovem”. Sendo que a este foi entregue às paróquias presentes que o encaminharam aos seus grupos de base e à própria coordenação paroquial. Os 108 livros disponibilizados para a Diocese de Ji-Paraná não foram suficientes e as 13 paróquias presentes tiveram dificuldade de verificar distribuição, pois o número de exemplares não contemplaria todos os grupos como seria desejável. Todos os livros foram distribuídos e será necessário ficar no aguardo de uma resposta da Coordenação Regional com relação à possível aquisição de mais um caixa, sendo esta prioritária para ser utilizada junto às paróquias desarticuladas ou com sérios problemas estruturais.
Após alguns encaminhamentos, particularmente frisando a Campanha da Fraternidade e a Semana da Cidadania 2012 – SdC – que se aproximam, saímos para a oração de envio.
Liberou-se para o almoço às 11h30 concluindo a Ampliada.