11ª ARPJ Leste 1
Nas terras acolhedoras e quentes de Angra dos Reis, Diocese de Itaguaí, aconteceu a 11ª Assembléia Regional da Pastoral da Juventude (XI ARPJ). Com o tema “Perseverar com profetismo ousadia” e o lema “No projeto de revitalização, um caminho de discipulado e missão”, delegados e delegadas de todo o estado se reuniram para avaliar a caminhada e pensar nos novos passos da caminhada da Pastoral no Regional Leste 1.
“E Ninguém é desprezado, porque todos são chamados”
Na noite de sexta feira (07/10) foram chegando os primeiros participantes. Um ônibus saiu da Igreja de Santana, no Centro do Rio de Janeiro, com delegados/as de vários dioceses. Todos foram muito bem acolhidos pelos jovens da PJ de Angra. Ainda na sexta, foi feito o credenciamento.
“Uma corrente mais forte que o ódio e que a morte… o caminho é o amor”
A manhã de sábado começou com o café da manhã e uma bela oração do Ofício Divino das Comunidades, rezada as margens de um rio próximo a casa. Após a oração os trabalhos foram iniciados com a Montagem das Tendas de cada diocese e com a apresentação dos/as delegados/as das Dioceses, CRPJ, Assessoria e Visitantes.
“Somos Igreja e assim formamos o Corpo de Cristo”. Assim começamos a apresentar a PJ do Regional Leste 1 e a comunhão da caminhada do Regional, também fazendo uma memória e resgate histórico da caminhada da PJ no Rio de Janeiro. Ainda foram apresentados o caminho metodológico da ARPJ, bem como aprovada as orientações da mesma. A manhã foi finalizada com a analise de conjuntura em trabalhos de grupo, visita às tendas das dioceses e plenária das partilhas dos grupos.
“Vamos até Belém e vejamos o que se realizou e o que o senhor nos manifestou”
Após o almoço os jovens reunidos na ARPJ fizeram a experiência da Leitura Orante da Palavra de Deus (Lectio Divina), motivada por pe. Antônio Pedro, assessor da PJ da diocese de Nova Iguaçu. A leitura baseou-se em cima da Iluminação bíblica da ARPJ, Lc 2, 8-20, em comunhão com o projeto de revitalização da PJ Latino-Americana. Projeto esse aprofundado por Luis Duarte, membro da Coordenação Nacional da PJ (CNPJ) pelo Regional Centro-Oeste. Ele trouxe com muito carinho o caminho proposto pelo CELAM, a Missão Continental, o III Congresso Latino Americano de Jovens (III CLAJ) e a revitalização proposta pelos caminhos bíblicos, de Belém até a Jerusalém.
Logo após a falade Luis, tivemos um momento de reflexão com o ir. Joilson Toledo, Marista e membro da Comissão Nacional de Assessores da PJ (CNAPJ) sobre os Grupos de Jovens, orientações pastorais e o tema e lema da Assembleia. Após as falas, a plenária teve um momento para reagir e logo depois os assessores poderem contribuir novamente trazendo suas opiniões sobre as falas.
Seguindo a metodologia proposta a Coordenação propôs um trabalho em grupo para que os jovens elencassem os desafios e necessidades da PJ. Os grupos foram divididos em cima de 6 eixos: Identidade da PJ; Missão (dentro da Missão continental proposta por Aparecida); Formação Integral; A vida da Juventude (defesa da vida); Assessoria e acompanhamento; e Espiritualidade.
O sábado da ARPJ terminou com um linda Celebração das Luzes na capela e logo depois um momento de confraternização e convívio.
“Um Novo Sol, Uma Nova Civilização”
O terceiro e último dia da 11ª ARPJ foi dedicado ao AGIR, quando os delegados planejam os próximos passos da caminhada pastoral no Regional. Retomando os desafios e necessidades levantados no dia anterior, os jovens foram motivados a trabalhar em grupos novamente, para pensar um Planejamento Regional da PJ, olhando para os Projetos Nacionais, e orientados pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil (DGAE), pelo Documento de Aparecida e o Documento 85 – Evangelização da Juventude.
Em um momento de plenária cada grupo apresentou o que pensou para cada projeto, bem como orientações para o caminho e como preparar o Plano Regional. Todas as ações foram aprovadas. Além disso foi aprovada a criação de uma rede de assessores composta por todos os assessores que estão nas dioceses, porém tendo uma ou duas referências por cada diocese.
Com muita alegria tivemos a indicação e eleição da nova Comissão Regional de Assessores da PJ (CRAPJ), e ela será composta por: Padre Paulo, Irma Terezinha e o Diácono Welder. Desde já agradecemos ao Deus da vida pela doação, disponibilidade e serviço a juventude do Estado do Rio de Janeiro.
Também houve a eleição do novo representante na CNPJ pelo Regional Leste 1. Ela aconteceu em um momento de mística que se iniciou na plenária, onde Renatinha, atual representante, pode partilhar sua experiência nestes três que compôs a CNPJ e todo o trabalho desenvolvido. Os candidatos Alex, Gabriel e Letícia apresentaram-se uns aos outros, e após isso foram com todos para a capela onde aconteceu a mística com o momento da votação. A eleição se deu por voto secreto e o resultado foi obtido por maioria simples. Após a contagem dos votos Renatinha e Luis acolheram Gabriel como novo CN.
A Assembléia terminou com uma celebração eucarística presidida por D. Ubiratan, bispo diocesano de Itaguaí, também representando todo o Episcopado do Regional Leste 1. Logo no início da celebração ele trouxe uma carta de todo os Bispos do Regional, onde com muito carinho eles expressavam apoio e sintonia com toda a ARPJ. D. Ubiratan, ao fim da celebração, enviou a CRPJ e novo CNPJ para a missão no Regional nos próximos anos.
De fato, nessa Assembleia tivemos a certeza do caminho da Revitalização da PJ do Regional Leste 1, em vista da nova Evangelização da Juventude, como nos convoca o Papa Bento XVI. Fomos até Belém, e a caminhada continua até Jerusalém!
GT Teias da Comunicação – PJ Leste 1