2012 O ANO QUE SERÁ 10…
“Não ocultei teu amor e tua verdade diante da grande assembleia.”
(Salmo 40,10)
Não gosto muito de previsões e coisas do tipo, mas por tudo que temos indicados em nosso calendário, o ano de 2012 será, com certeza, um ano de grandes realizações. Tem tudo para ser nota 10, isto é, como Deus sonha em nós…
Iniciaremos o ano com a realização da décima edição do Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ), pela primeira vez em terras da região sul do país. Maringá será a capital da juventude pejoteira de 8 a 15 de janeiro. Cerca de 700 pessoas, jovens e assessores, participarão do evento refletindo sobre diversos assuntos acerca da realidade juvenil, inspirados pelo tema “Somos Igreja Jovem”. Será um momento ímpar para a PJ e para toda a evangelização juvenil.
O ano, também, é de muita preparação, pois aproxima-se a Jornada Mundial da Juventude que acontecerá em 2013 no Rio de Janeiro. A cruz e o ícone de Nossa Senhora continuam sua peregrinação, passando por muitas mãos e tocando o coração de muita gente, em especial da juventude brasileira. Serão momentos intensos de preparação, missão e evangelização, para que no ano seguinte possamos acolher a juventude católica de todo o mundo.
Faz, igualmente, 50 anos que começou o Concílio Vaticano II, acontecimento que merece nossa atenção e aprofundamento. Fato que mudou a trajetória da Igreja e com certeza nos proporcionou a vivência de um modo diferente de ser Igreja, de ser povo de Deus. Constituições como Lumen Gentium, Gaudium et Spes, Sacrossantum Concilium marcaram profundamente a nossa Igreja, bem como outros Decretos e Declarações. O Vaticano II que fala das “sementes ocultas do Verbo”, também na juventude, não podem ser ignoradas.Precisamos envolver a juventude no que foi o Concílio Vaticano II e o que ele representa para nossa caminhada como Igreja Católica. Como seria lindo se nossos grupos, coordenações pudessem estudar este assunto… Quem sabe com rodas de conversa, chamando algum teólogo para refletir a respeito.
A Pastoral da Juventude lançará, também, neste ano de graça um material que muito acrescentará em nossa caminhada como PJ. Durante o ENPJ, será lançado o subsídio de estudo chamado Somos Igreja Jovem: nosso jeito de ser e fazer, publicação que traz em sua essência as informações que inspiram nosso jeito de ser e fazer pastoral. Nossa maneira de evangelizar e ser Igreja. Nossa forma de estar junto da juventude. Nosso jeito de cuidar da vida juvenil. A meta é que cada grupo, cada diocese possa ter uma publicação em mãos, estudando, aprofundando o conteúdo dentro de um processo de colaboração, para que em 2014, na próxima Ampliada Nacional da PJ, seja finalizado o texto e lançado posteriormente como documento da PJ. Entremos nessa ciranda para conhecer este rico material que estará disponível no site da PJ (www.pj.org.br).
Continuando a proposta do Projeto de Revitalização da Pastoral Juvenil na América Latina, saímos de Belém e viveremos o ano inspirados em Nazaré: lugar da acolhida, da graça. Lugar onde Maria acolhe o chamado e a missão de Deus. Ano em que somos convidados a reafirmar o nosso sim em favor da vida. Lugar onde Jesus cresce como filho, em família. Lugar do aprendizado, do crescimento, da família. Lugar onde Jesus cresce, vive sua juventude e começa a ter autonomia. Nazaré nos inspira ao bem viver, nos inspira a missão de favorecer a vida e vida em plenitude.
Por fim, somando-se a tudo isto, podemos vivenciar de forma mais intensa as Atividades Permanentes (Semana da Cidadania, Semana do Estudante e Dia Nacional da Juventude), assim como pautar em nossas ações as reflexões a cerca do período eleitoral a ser realizado neste ano.
Ufa! Quanta coisa não é mesmo? 2012 com certeza será um ano e tanto. Mas só os acontecimentos por si não são muita coisa. Precisam de nosso envolvimento e participação. É hora de fazer acontecer um ano diferente. Ainda melhor do que foi 2011.
Nosso desejo é que possamos vivenciar, cada dia de 2012 com imensa intensidade, com muita fé, esperança e amor. O ano será nota 10, isto é, como Deus sonha em nós!
Joaquim Alberto Andrade Silva
Comissão Nacional de Assessores/as da Pastoral da Juventude
De Porto Alegre a Maringá, em 5 de janeiro de 2012.