7 perguntas sobre a Jornada Mundial 2011
1. O que é o Dia Mundial da Juventude?
"A Jornada Mundial da Juventude é um grande encontro de jovens de todo o mundo em torno do Vigário de Cristo. É um excelente meio de evangelização da Igreja, que, por intermédio destas Jornadas, continua a anunciar a mensagem de Cristo aos jovens. O JMJ é um esforço evangelístico no qual a Igreja exprime a sua preocupação permanente para a juventude. Todos os jovens devem sentir-se cuidados pela Igreja, para isso, toda a Igreja, em união com o Sucessor de Pedro, deverá sentir-se cada vez mais comprometida em todo o mundo,em prol dos jovens (…) para corresponder às suas expectativas, comunicando-lhes a certeza de Cristo, a verdade que é Cristo, o amor, que é Cristo através de formação adequada, que constitui uma condição necessária e actualizada da evangelização ". (João Paulo II, Discurso ao Colégio dos Cardeais, 20 de Dezembro de 1985)
2. Quais são os objectivos da JMJ?
3. Trata-se de uma grande festa da juventude?
4. São necessárias as JMJ?
As experiências pastorais e apostólicas ao longo destes anos tem sido extremamente positivas. Além disso, a sacramentalidade da Igreja envolve a sua visibilidade. A missão da Igreja é sempre "ad gentes" ("Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho, diz o Senhor") e isto significa estar presente na sociedade. Estas jornadas são uma manifestação da presença da Igreja e um sinal de comunhão entre seus membros. Nesses encontros, que são fundamentalmente encontros de oração, caridade, solidariedade e respeito, destaca-se o íntimo do ser da Igreja: como a Igreja de oração, como Igreja peregrina. E ao mesmo tempo, sublinha a sua catolicidade.
5. As JMJ são dirigidos exclusivamente a jovens católicos?
As JMJ têm uma clara identidade católica, mas são dirigidas a todos os jovens do mundo. Destina-se principalmente a jovens católicos e estão abertas a todos os jovens de boa vontade que desejam fazer a sua experiência de vida pessoal do amor de Deus através do Seu Filho Jesus Cristo, do amor fraterno e da preocupação com os mais necessitados. A experiência das últimas décadas tem mostrado ser uma oportunidade para milhares de jovens em todo o mundo, onde se podem conhecer, fazer amigos e aprender uns com os outros.
6. Quem as convoca e organiza?
O Papa. O Papa escolhe o tema e explica-o numa mensagem, e é quem convoca os jovens. As Jornada Mundial da Juventude são organizados pelo Conselho Pontifício para os Leigos, um departamento do Vaticano ao qual o Santo Padre confiou a organização da Jornada Mundial da Juventude. Há também um Comité organizador local, que trabalha em estreita colaboração com o Pontifício Conselho de Leigos.
7. Como se cobrem as despesas da JMJ?
Os custos das JMJ são suportados: pelas contribuições dos jovens, que pagam uma contribuição para cobrir as despesas; esta é a principal fonte de financiamento para as JMJ. Pelas empresas patrocinadoras da Jornada Mundial da Juventude, que ajudam com dinheiro e bens em espécie, como uma manifestação de responsabilidade social corporativa, recebendo, como moeda de troca, a visibilidade nos eventos, cartazes, publicações, etc. Financiadas também por grandes e pequenas doações de muitas pessoas de todas as idades que querem colocar seu grão de areia neste convite do Papa para a juventude do mundo, para falar de Jesus Cristo, a paz, a reconciliação, compromisso com os necessitados. E ainda pela Fundação Madrid Vivo.